Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Mulher desenvolve 'pele de cobra' por uso prolongado de pomada

| Sociedade

Mulher na China sofre efeito colateral grave após usar pomada ‘natural’ por uma década. Exames revelaram esteroides no produto, levando à dependência e danos à saúde.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
pomada 6 nov 2025 destaque

Pomada de medicina chinesa causa pesadelo em mulher (ilustrativa/banco de imagens)

Uma mulher chocou a internet após desenvolver padrões roxo-avermelhados de “pele de cobra” em seu corpo, por usar uma pomada de “medicina tradicional chinesa pura” por mais de uma década.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

A chinesa, de 40 anos, conhecida pelo pseudônimo Tingting, foi internada no Hospital Zhongda da Universidade do Sudeste em Nanquim, província de Jiangsu, em outubro. Ela revelou ter se automedicado, sem nunca ter procurado ajuda profissional.

Além de estar significativamente acima do peso, ela também apresenta estrias roxo-avermelhadas extensas, semelhantes à “pele de cobra”, cobrindo todo o seu corpo, e sofre de pressão alta.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

De acordo com Tingting, seu calvário começou há 10 anos, quando manchas vermelhas e coceira apareceram pela primeira vez em sua perna direita inferior. À medida que ela continuava a coçar, as lesões se espalharam rapidamente por todo o corpo.

A “descoberta” da pomada

Desesperada por alívio, ela recorreu à internet e descobriu uma pomada amplamente promovida. O vendedor alegava que ela era feita de “medicina tradicional chinesa pura” e poderia “curar todos os tipos de doenças de pele”. O nome do produto não foi divulgado.

Convencida pelo anúncio, Tingting comprou a pomada e a usou continuamente por uma década, gastando, no total, mais de 100 mil iuanes (aproximadamente US$14 mil).

“Quando comecei a usá-la, o efeito anticoceira foi notável. Pensei que finalmente havia encontrado o remédio certo” , afirmou ela.

Embora o tratamento inicial parecesse estabilizar sua condição, sua saúde, recentemente, piorou significativamente. Ela apresentou sintomas alarmantes: todo o seu corpo estava coberto por fissuras roxo-avermelhadas, semelhantes à ‘pele de cobra’.

Além disso, ela sofria de inchaço nos membros inferiores, juntamente com náuseas frequentes , vômitos e dormência nas mãos.

Casos como o de Tingting não são incomuns

Wang Fei, dermatologista-chefe do Hospital Zhongda da Universidade do Sudeste, descobriu que seus níveis de cortisol haviam diminuído drasticamente e a diagnosticou com insuficiência adrenocortical secundária, um distúrbio no qual as glândulas adrenais não produzem hormônios essenciais suficientes.

Após intervenção médica, sua condição começou a mostrar sinais de melhora. Permanece incerto se ela buscará compensação legal.

“Muitas das chamadas pomadas para a pele ‘puramente herbais e sem hormônios’, vendidas online, são secretamente misturadas com esteroides potentes”, disse Wang ao Yangtse Evening Post, observando que casos como o de Tingting não são incomuns em seu departamento de dermatologia.

“Os esteroides podem, de fato, proporcionar alívio rápido da coceira, vermelhidão e outros sintomas de pele. No entanto, o uso tópico prolongado leva à dependência da pele. Uma vez descontinuados, os sintomas podem retornar.

Pior ainda, os esteroides podem ser absorvidos pela pele e se acumular no corpo ao longo do tempo, desencadeando efeitos colaterais, suprimindo a função adrenal e causando danos irreversíveis à saúde.”



+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo