
Polícia de Tóquio adota IA para combater stalking e proteger vítimas (imagem ilustrativa/PM)
O Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) de Tóquio planeja criar um sistema para documentar consultas usando inteligência artificial generativa (IAG), a fim de responder rapidamente a casos de stalking (perseguição obsessiva) que possam evoluir para crimes graves, informaram fontes na quarta-feira (5).
A DPM também planeja implantar drones autônomos para avaliar rapidamente a extensão dos danos em caso de desastre. O departamento de polícia incluiu as despesas relacionadas em sua solicitação orçamentária para o próximo ano fiscal.
Como a polícia lida com um grande número de consultas diariamente, leva tempo para organizá-las e criar os documentos correspondentes.
Artigos relacionados
Para melhorar a eficiência operacional, o DPM introduzirá um sistema que usa IA generativa para transcrever automaticamente o áudio das consultas e gerar resumos.
Usando o tempo e o pessoal liberados pelo sistema, o DPM planeja fortalecer as medidas para proteger pessoas que sofrem de violência doméstica e stalking.
Além disso, o DPM pretende implantar drones em Niijima, uma ilha remota de Tóquio que faz parte das ilhas Izu, e que deverá ser atingida por um grande tsunami em caso de um megaterremoto na Fossa de Nankai.
Os drones voariam automaticamente por rotas pré-programadas e enviariam imagens dos danos causados pelo desastre.
O DPM também implantará robôs de quatro patas para lidar com objetos suspeitos. Até agora, policiais de choque da equipe de desarmamento de bombas lidavam com esses objetos, segurando escudos especiais e vestindo roupas de proteção.
Fonte: JT







