Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Produtividade do trabalho no Japão aumenta, mas não atinge a meta

| Sociedade

A produtividade do trabalho no Japão cresceu 0,2% em 2024, o quarto ano de alta, impulsionada por transporte e finanças. Analistas apontam que o crescimento precisa ser maior para atingir metas salariais.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
produtividade 17 nov 2025 destaque

Investimento de capital é chave para impulsionar produtividade no Japão (ilustrativa/banco de imagens)

A produtividade do trabalho por trabalhador no ano fiscal de 2024, encerrado em março deste ano, aumentou 0,2% em relação ao anterior em termos reais ajustados pela inflação — um crescimento por quatro anos consecutivos, de acordo com dados do think tank Japan Productivity Center.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

No entanto, a produtividade do trabalho “precisa aumentar mais de 1%” para garantir que os salários reais continuem a subir em 1%, conforme previsto em uma meta governamental, disse um analista do think tank.

A produtividade do trabalho — a quantidade de valor agregado criada pelo trabalho — melhorou em três setores: transporte e serviços postais, finanças e seguros , e informação e comunicações.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Fatores de melhoria e potenciais de crescimento

A melhoria refletiu medidas de otimização relacionadas à reforma do estilo de trabalho, automação em grandes centros de logística e o aumento do uso de máquinas de autoatendimento.

Yasuhiro Kiuchi, pesquisador principal sênior do centro, vê potencial de crescimento na indústria de serviços de apoio à aprendizagem.

As empresas do setor “permanecem incapazes de converter seus negócios rapidamente o suficiente para atender à demanda latente, como a requalificação para pessoas que trabalham”, disse ele.

Estagnação histórica e importância do capital

Enquanto isso, a produtividade do trabalho na indústria automobilística estava lenta devido a uma queda na produção após um escândalo de fraude em testes de veículos.

Diz-se que um aumento na produtividade do trabalho tem uma forte correlação com aumentos salariais no longo prazo.

Quando o Japão viu aumentos salariais vigorosos nas décadas de 1970 a 1980, a produtividade do trabalho frequentemente subia mais de 3% ao ano. Mas a partir do ano fiscal de 2000 em diante, o crescimento raramente atingiu 3%, e nos três anos até o ano fiscal de 2024, o crescimento variou entre 0,1% e 0,9%.

Um investimento de capital mais forte é a chave para o crescimento da produtividade do trabalho, de acordo com Kiuchi.

Fonte: JT


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo