
Foto meramente ilustrativa (PM)
O governo decidiu que irá aumentar as taxas para os procedimentos de obtenção do visto de residência aos estrangeiros, seguindo a Europa e os Estados Unidos, no próximo ano fiscal.
Planeja apresentar um projeto de lei para emenda à Lei de Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados à sessão ordinária da Dieta no próximo ano.
A receita adicional resultante do aumento será usada para financiar políticas relacionadas à imigração, como cobrir custos de pessoal relacionados à revisão e custos de construção do sistema, melhoria do ambiente para a aceitação do número crescente de residentes estrangeiros e a deportação de imigrantes ilegais.
Artigos relacionados
Diversas fontes do governo e do partido governista revelaram isso. O governo está trabalhando para incluir uma declaração nas medidas econômicas abrangentes que formulará em breve, afirmando que “no ano fiscal de 2026, revisaremos e aumentaremos as taxas relacionadas à residência e aos vistos dos estrangeiros, levando em consideração os níveis dos principais países”.
Em relação às taxas para os procedimentos da obtenção do visto de residência, considerando o aumento dos preços e dos custos trabalhistas, uma portaria governamental foi alterada em abril deste ano para aumentá-las em até 2 mil ienes. A taxa para alteração do status de residência e renovação do período de residência é, atualmente, de 6 mil ienes, e para solicitar o visto de residência permanente, é de 10 mil ienes.
O governo está considerando aumentar o valor mínimo para alterações de status de residência e renovação do visto por períodos de um ano ou mais para cerca de 30 mil a 40 mil ienes, e para residência permanente para 100 mil ienes ou mais.
Atualmente, o limite máximo é de 10 mil ienes, conforme a Lei de Controle de Imigração, e qualquer aumento adicional exige uma revisão da lei. Essa seria a primeira revisão para modificar os valores dessas taxas desde 1981.
Fontes: Yomiuri e Nikkei







