Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Resorts de esqui do Japão tomam precauções contra ursos

| Sociedade

Resorts de esqui no Japão aumentam a segurança devido à alta atividade de ursos. Medidas incluem alarmes e patrulhas. Especialistas alertam sobre escassez de alimentos que atrasa a hibernação.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
ursos esqui 26 nov 2025 destaque

Alerta nos resorts de esqui do Japão: ursos desafiam a neve e a segurança (imagem ilustrativa/PM)

Resorts de esqui no Japão estão intensificando as precauções, pois a atividade de ursos permanece incomumente alta nesta temporada, levando os operadores a introduzir alarmes de emergência, ferramentas de dissuasão e patrulhas adicionais para proteger os visitantes, à medida que o turismo de inverno começa para valer.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Na segunda-feira (24), na cidade de Akita (província homônima), o Parque Senshu — geralmente repleto de visitantes durante a temporada de folhagem de outono — estava quase vazio, após outro avistamento de urso ser relatado à tarde, destacando como a persistente atividade de ursos está remodelando os protocolos de segurança, bem além das áreas rurais montanhosas.

Novas medidas de dissuasão em resorts

Na Área de Neve Kazawa, na província de Gunma, um resort de esqui, que opera há 47 anos, que nunca registrou um avistamento de urso, a equipe instalou sirenes com alto-falantes projetadas para alertar os esquiadores imediatamente, caso haja um avistamento, e para incentivá-los a descer rapidamente, sem confusão.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O resort também estocou fogos de artifício e spray repelente de ursos, com os operadores afirmando que o objetivo é garantir que os visitantes possam desfrutar das pistas com tranquilidade, apesar dos riscos elevados.

Escassez de alimentos atrasando a hibernação

Especialistas alertam que a escassez de alimentos este ano pode atrasar a hibernação, permitindo que os ursos permaneçam ativos em terrenos cobertos de neve.

De acordo com o professor associado Takayoshi Yamauchi, da Universidade de Iwate, os humanos são facilmente desacelerados pela neve profunda, enquanto os ursos mantêm sua mobilidade total, graças às pernas poderosas, almofadas nas patas e garras afiadas, que funcionam como garras naturais.

Ele observou que os ursos podem atacar em velocidade máxima, mesmo em neve profunda, tornando a evasão difícil, em caso de um encontro próximo.

Fonte: NOJ


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo