
Inundação em larga escala (FNN)
A Tailândia declarou a província de Songkhla, no sul do país, como zona de desastre, após fortes chuvas deixarem 2,7 milhões de pessoas afetadas e pelo menos 33 mortos, segundo autoridades tailandesas. O governo declarou estado de emergência na quarta-feira (26).
Chuvas recordes cobriram o sul da Tailândia desde a semana passada, principalmente na província de Songkhla, perto da fronteira com a Malásia, causando inundações generalizadas.
Em algumas áreas, as águas das enchentes chegaram a atingir 2 metros de altura, dias depois de o distrito de Hat Yai, na mesma província, ter recebido 335 mm de chuva na sexta-feira, o maior índice diário em três séculos.
Artigos relacionados
Cerca de 150 mil pessoas ficaram ilhadas pelas enchentes em Hat Yai, escreveu Seree Supratid, diretora do Centro de Mudanças Climáticas e Desastres da Universidade de Rangsit e vice-presidente da Fundação do Conselho Nacional de Alerta de Desastres, em uma atualização no Facebook na quarta-feira.
O governo da Tailândia está realizando operações de resgate e assistência médica, inclusive com o envio de um porta-aviões para a costa sul. Os militares auxiliam as equipes de emergência que disseram estar sobrecarregadas com os pedidos de ajuda. “Nos últimos três dias, não paramos de receber ligações, às milhares, de pessoas pedindo evacuação e outras solicitando comida”, disse um membro de um grupo de voluntários na página do Facebook do grupo de resgate Matchima, de Hat Yai.
A Embaixada do Japão na Tailândia publicou uma declaração nas redes sociais, dizendo: “Oramos sinceramente pela rápida recuperação das áreas afetadas.”
A mídia local relata que inúmeros cancelamentos de voos no aeroporto internacional da província de Songkhla afetaram muitos viajantes.
Veja a situação caótica do desastre em 2 posts.
The sky hasn’t stopped for days… massive floods are almost wiping Indonesia off the map.
Floods in Indonesia, a volcano in Ethiopia, and earthquakes in various places…
We ask Allah to have mercy on them and lift the calamity from them. pic.twitter.com/VNGM2RcI9j
— New Muslims (@Muslims_2025) November 26, 2025
The flooded city of Hat Yai. At present, 33 people are known to have died (Songkhla, Thailand, November 26, 2025).#ClimateCrisis #news #Thailand pic.twitter.com/txNilwFYhp
— Jasmine (@Jasmine42368794) November 26, 2025
Fontes: FNN e All Jazeera







