
Imagem ilustrativa (PM)
Uma tempestade geomagnética foi observada desde a manhã de quarta-feira (12) no Japão e é chamada de “canibal” porque vem acompanhada de uma ejeção de massa coronal (CME em inglês).
Com essa combinação, ela é muito intensa, por isso estão sendo vistas auroras boreais em quase todo o mundo, mas também há uma grande preocupação com as ondas de raio-X e radiação ultravioleta para a Terra.
Essa foi classificada pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos EUA, de nível G4, quando o máximo é G5. Quando é nesse nível interfere na comunicação e na precisão dos satélites GPS.
Artigos relacionados

Em Hokkaido (WeatherNews)
Já foram constatados apagões de comunicação de rádios em vários países da Europa e África, segundo o Space.com.
Mas, não se preocupe, pois essa tempestade geomagnética, que deve continuar até quinta-feira (13), não afeta a comunicação da telefonia móvel nem o corpo humano.
O lado maravilhoso da tempestade geomagnética: aurora boreal em baixa latitude

Em Hokkaido (WeatherNews)
Por outro lado, por causa dessa tempestade geomagnética, foram registradas diversas auroras boreais nos Estados Unidos, no Reino Unido e em outros países, incluindo o Japão.
As auroras são geralmente mais facilmente observadas em áreas ao norte do paralelo 60°. Durante fortes tempestades geomagnéticas, as auroras podem, por vezes, ser vistas em latitudes mais baixas, conhecidas como as de baixa latitude.
A empresa WeatherNews registrou diversos relatos meteorológicos com fotografias da aurora boreal, principalmente de Hokkaido.

Em Hokkaido (WeatherNews)
Fontes: WeatherNews, JNN, Público e NOAA







