Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Trabalhadores com habilitação estrangeira poderão dirigir veículos de serviço aeroportuário

| Sociedade

Regra flexibilizada em outubro visa acelerar a contratação de trabalhadores estrangeiros essenciais no ‘ground handling’ (serviços de solo), diminuindo a dependência do moroso processo de conversão da carteira de motorista.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
trabalhador

Foto ilustrativa de veículo aeroportuário (PM)

Em outubro, o governo japonês introduziu uma medida especial que flexibiliza as regras de contratação, permitindo que trabalhadores estrangeiros dirijam veículos de serviço aeroportuário — como os utilizados para transporte de carga e reboque de aeronaves — portando apenas suas carteiras de habilitação estrangeiras, desde que atendam a requisitos específicos.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

A decisão foi motivada pela preocupação com o tempo prolongado necessário para converter uma habilitação estrangeira em uma japonesa, processo conhecido como gaimen kirikae, o que estava impactando negativamente a oferta de mão de obra essencial.

Um funcionário do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) justificou a mudança: “Levamos em consideração o fato de que essas estradas [pistas de aeroportos] são diferentes das vias públicas usadas por veículos comuns. Esperamos que isso contribua para aliviar a escassez de mão de obra.”

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Com a expansão da demanda por viagens aéreas, garantir o pessoal para as tarefas de serviços de solo, que incluem a condução de veículos e o atendimento a passageiros, tornou-se um grande desafio para as companhias aéreas. 

De acordo com o MLIT, o número de trabalhadores estrangeiros com o visto de residência “Trabalhador Qualificado Específico” (Specified Skilled Worker), que permite a entrada imediata no mercado de trabalho, tem aumentado rapidamente, o que reforça a necessidade de agilizar sua integração.

Fonte: Kobe Shimbun


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo