
Sete dos 8 prédios do conjunto habitacional em chamas (FNN)
De acordo com a imprensa local, até as 4h de quinta-feira (27), foram confirmados 36 mortos e 279 desaparecidos por causa de um incêndio violento em um conjunto habitacional no bairro de Tai Po, em Hong Kong. As chamas consumiram os andaimes de bambu e as telas de proteção de sete blocos residenciais.
Outras 29 pessoas foram hospitalizadas, sete delas em estado crítico, revelou o Chefe do Executivo, John Lee, em uma coletiva de imprensa na manhã de quinta-feira no Hospital Prince of Wales, em Sha Tin.
Os registros indicam que o conjunto habitacional era composto por oito blocos com quase 2 mil apartamentos, abrigando cerca de 4,8 mil pessoas.
Artigos relacionados
Vídeos do local mostravam vários prédios próximos uns dos outros em chamas, com chamas intensas e fumaça saindo de muitas janelas dos apartamentos ao cair da noite. Os bombeiros lançavam jatos de água contra as chamas intensas do alto de caminhões com escadas.
Mais cedo, o presidente Xi Jinping expressou suas condolências em um comunicado no final da noite e pediu “todos os esforços” para minimizar vítimas e perdas, segundo a emissora estatal CCTV.
Incêndio começou no andaime de bambu

Andaimes de bambu e telas de proteção (FNN)
O incêndio foi relatado pela primeira vez às 14h51 de quarta-feira (26) e, logo em seguida, enormes colunas de fumaça escura subiram ao céu no local, no Wang Fuk Court, com as chamas se espalhando rapidamente para 7 dos oito blocos do conjunto habitacional.
A polícia informou ter recebido vários relatos de pessoas presas em um prédio onde o incêndio começou, com um homem e uma mulher supostamente inconscientes e sofrendo queimaduras.
O incêndio foi inicialmente classificado como de alarme nº 1, mas foi rapidamente elevado para nº 4 às 15h34 e, em seguida, para o nível máximo nº 5 às 18h22. Em Hong Kong, os incêndios são classificados em uma escala de um a cinco, com números mais altos indicando maior gravidade.
Imagens do local mostram andaimes de bambu do lado de fora de vários apartamentos do prédio em chamas, com seções em chamas da tela verde do andaime caindo no chão.
Os andaimes de bambu são uma visão comum em Hong Kong em projetos de construção e reforma de edifícios, embora o governo tenha afirmado no início deste ano que começaria a eliminá-los gradualmente de projetos públicos devido a preocupações com a segurança.
As imagens são chocantes: veja um post no X.
13 dead in residential building fire in Hong Kong.
Multiple high-rise blocks in Tai Po engulfed by flames.@MollyGambhir speaks to @LauraWestbrook, correspondent, for perspective.#HongKong #HongKongFire pic.twitter.com/I1mIsL7T7T
— WION (@WIONews) November 26, 2025
Fontes: FNN, SCMP e NDTV







