
Em outubro, o mercado automotivo japonês registrou queda de 1,8% nas vendas de carros novos (imagem ilustrativa/PM)
As vendas de automóveis novos no Japão, em outubro, caíram 1,8% em relação ao ano anterior, totalizando 395.189 unidades, registrando uma diminuição pelo quarto mês consecutivo, conforme dados da indústria divulgados na terça-feira (4).
Em seis das oito maiores montadoras do Japão, as vendas ficaram abaixo dos níveis do ano passado, pois os lançamentos de novos modelos foram limitados, de acordo com os dados da Associação de Concessionárias de Automóveis do Japão (JADA) e da Associação Japonesa de Veículos Leves e Motocicletas.
O comércio de veículos novos diminuiu mais de 20% na Nissan Motor, e a Mazda Motor também viu suas vendas despencarem.
Artigos relacionados
Do total, as vendas de carros de passeio e caminhões de tamanho padrão caíram 4,3%, totalizando 247.883 unidades, após os lançamentos de numerosos novos modelos no ano anterior.
As vendas caíram 28,8% na Nissan e 31,2% na Mazda, enquanto saltaram 51,4% na Suzuki Motor, graças à popularidade do SUV Xbee.
Sobre a contínua turbulência no fornecimento de peças por uma fabricante chinesa de semicondutores na Holanda, um oficial da JADA afirmou: “Não podemos negar a possibilidade de que as vendas de veículos novos sejam impactadas a partir do próximo mês”.
As vendas de veículos leves (kei jidosha) subiram 2,9%, para 147.306 unidades, o primeiro aumento em quatro meses. O comércio da Daihatsu Motor expandiu 30,2%, impulsionado pelas vendas vigorosas de seu novo kei Move.
Fonte: NP







