
Alerta: IA cria vídeos falsos de ursos e espalha pânico (YouTube/Kantere News)
Com o aumento contínuo de incidentes relacionados a ursos em todo o país, vídeos falsos de ursos criados usando inteligência artificial (IA) generativa estão se espalhando rapidamente pelas redes sociais, levando a alertas de especialistas sobre possíveis consequências legais para aqueles que os publicam ou compartilham.
Nas últimas semanas, o Japão tem testemunhado uma série de notícias envolvendo ursos: relatos de ferimentos, um número recorde de fatalidades e até mesmo o envio de unidades da Força de Autodefesa para a província de Akita.
Enquanto governos locais intensificam esforços para garantir pessoal capaz de responder rapidamente a emergências com ursos, incluindo o apelo a oficiais aposentados da Força de Autodefesa e da polícia para obterem licenças de caça, as plataformas de redes sociais estão presenciando uma enxurrada de vídeos de ursos, muitos dos quais são falsos, gerados por IA.
Artigos relacionados
Parecem inofensivos, mas são produzidos por IA
Em um vídeo, uma pessoa aparece alimentando um urso enquanto comenta alegremente, “Olha, está comendo!” e “Que fofo!”. Outro mostra um filhote sendo abraçado, com legendas que o descrevem como “macio e adorável”.
Embora esses vídeos pareçam inofensivos, especialistas confirmaram que foram fabricados usando IA.
Outros vídeos virais afirmam falsamente que ursos foram avistados em áreas urbanas, como o distrito de Yodogawa (Osaka). Esses vídeos frequentemente incluem narração em estilo jornalístico e legendas japonesas falsas, conferindo-lhes uma sensação de autenticidade.
Inspeção detalhada detecta anomalias nos vídeos
Após uma inspeção mais detalhada, os vídeos falsos podem ser identificados por pequenas anomalias como logotipos de softwares de geração de IA visíveis na tela ou placas escritas em japonês incorreto.
Especialistas alertam que tais “vídeos falsos de ursos” podem enganar perigosamente o público, normalizando comportamentos de risco e minando a conscientização sobre ameaças reais.
Conforme explicou um ex-promotor, Tanimoto, compartilhar ou publicar tais vídeos falsos pode até resultar em acusações criminais.
“Se alguém carrega conteúdo alegando falsamente que um urso apareceu em uma loja específica ou local público , isso poderia obstruir operações policiais ou desencadear respostas de emergência desnecessárias”, afirmou.
“Nesse caso, poderia constituir o crime de obstrução de deveres oficiais por engano, que prevê uma pena de até três anos de prisão. Se afetar um negócio diretamente, também poderia ser tratado como obstrução de negócios ou difamação”.
Mesmo sem intenção, indivíduos podem enfrentar processos
Autoridades e especialistas estão pedindo que o público a se abstenha de publicar ou compartilhar conteúdo enganoso relacionado a ursos, advertindo que fazê-lo não apenas arrisca a confusão social, mas pode levar a sérias consequências legais.
Fonte: NOJ







