
Pluma vulcânica gigantesca (@ upuknews1)
O vulcão Semeru, na ilha Java, Indonésia, entrou em erupção pouco depois das 18h de quarta-feira (19), horário de Tóquio, expelindo fluxos piroclásticos de rápida movimentação, lançando cinzas vulcânicas a até cerca de 16 quilômetros de altura.
A agência de vulcanologia da Indonésia elevou o nível de alerta para o máximo na montanha mais alta da ilha de Java, já que diversas aldeias ficaram cobertas de cinzas vulcânicas.
O vulcão Semeru liberou nuvens escaldantes de cinzas e uma mistura de rochas, lava e gases que percorreram até 7 km pelas encostas diversas vezes, do meio-dia ao anoitecer.
Artigos relacionados
Sem impacto de tsunami pela atividade do vulcão
Por outro lado, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) investigou a possibilidade de um tsunami devido à erupção massiva desse vulcão. Às 4h de quinta-feira (20) anunciou que “não haverá impacto de tsunami no Japão“.
Posteriormente, nenhuma alteração significativa no nível do mar foi observada nos pontos de observação no Japão ou no exterior, informou a AMJ.
Nível de alerta máximo em Java
“Fluxos piroclásticos ainda estão ocorrendo, com a distância de alcance atingindo sete quilômetros [4,3 milhas ou 6,92 km] do cume, e a erupção estava em andamento no momento em que este relatório foi preparado”, disse Mukdas Sofian, oficial do posto de monitoramento vulcanológico da Indonésia, cerca de 2 horas após a ocorrência.
Além disso, por causa do nível de alerta, os residentes da área circundante foram instados a terem cautela. Mais de 300 moradores das três aldeias mais vulneráveis no distrito de Lumajang foram evacuados para abrigos governamentais, afirmou Abdul Muhari, porta-voz da agência nacional de mitigação de desastres.
O que é o vulcão Semeru?

Monte Semeru (Wikimedia)
O Monte Semeru, localizado em uma região densamente povoada de Java, é o pico mais alto da Indonésia, com 3.676 metros, e está situado no Anel de Fogo do Pacífico, um arco sismicamente ativo onde erupções vulcânicas e terremotos são comuns.
O vulcão Semeru, também conhecido como Mahameru, entrou em erupção diversas vezes nos últimos 200 anos, incluindo um episódio trágico em 2021 que matou 62 pessoas e soterrou vilarejos sob cinzas quentes.
A Indonésia abriga quase 130 vulcões ativos – mais do que qualquer outro país – e a frequente atividade do Semeru é monitorada de perto devido aos riscos que representa para as comunidades próximas, rotas de transporte e aviação.
Assista a um vídeo [assustador] publicado no X.
A massive volcanic eruption in Indonesia unleashed a dangerous 54,000-foot pyroclastic flow — a 1,500°F torrent of dense gas, ash and rock racing down the mountainside. pic.twitter.com/rw0QDnSlUh
— AccuWeather (@accuweather) November 19, 2025
Fontes: NHK, NNN, The Guardian e Al Jazeera







