Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Yamato Unyu contratará 500 motoristas vietnamitas para transporte de longa distância

| Economia

A Yamato, gigante da logística no Japão, informou que decidiu contratar vietnamitas treinados para serem motoristas de longa distância.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Yamato

Foto ilustrativa (PM)

Na quinta-feira (13), a Yamato Unyu anunciou que contratará até 500 motoristas vietnamitas nos próximos cinco anos, a partir de 2027.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

A gigante da logística trabalhará com empresas locais para oferecer treinamento em língua japonesa e técnicas de direção segura, tanto no Japão quanto no Vietnã. Os motoristas realizarão transporte de longa distância entre as bases da empresa.

O envelhecimento da força de trabalho é uma das principais causas da escassez de motoristas para transporte de longa distância.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Yamato firma acordo com empresa vietnamita

yamato unyu contratara 500 motoristas vietnamitas destaque 1

À esq. representantes da companhia vietnamita e à dir. diretores da Yamato (divulgação)

No dia anterior, a Yamato Transport firmou um acordo de colaboração com a subsidiária japonesa da FPT, a maior empresa de TI do Vietnã, para o recrutamento de motoristas vietnamitas. A FPT opera instituições de ensino no país e também possui uma escola de idiomas no Japão.

A partir de dezembro de 2025, os candidatos locais serão recrutados por meio das instituições de ensino da FPT. Já em 2026, um curso especial de seis meses será realizado no Vietnã para ensinar língua japonesa, cultura e regras de direção japonesas. As regras de direção segura exclusivas da Yamato Transport também serão ensinadas. Eles continuarão seus estudos no Japão por um ano e poderão dirigir depois de obterem a carteira de motorista japonesa convertida da vietnamita (gaimen kirikae).

A Yamato Transport planeja contratar até 500 vietnamitas como funcionários, ou 100 ao ano, durante os próximos cinco anos, a partir de 2027. Eles terão o status de residência de “Trabalhador Qualificado Específico nº 1”, o que lhes permitirá trabalhar por um máximo de cinco anos. Serão responsáveis ​​pelo transporte de longa distância. O transporte de entrega a domicílio não está sendo considerado.

A população de caminhoneiros está envelhecendo significativamente, o que torna a contratação de mão de obra um desafio. Isso também é agravado pelo “Problema Logístico de 2024”, que impôs regulamentações mais rígidas sobre horas extras.

Fontes: Nikkei e LNews


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo