
Cenário da cerimônia de gala (reprodução)
A cerimônia de entrega do Prêmio Nobel deste ano foi realizada em Estocolmo, capital da Suécia, onde se oferece reconhecimento às pessoas que desenvolvem trabalhos, ações e pesquisas em benefício da humanidade.
É “o legado visionário de Alfred Nobel é um poderoso lembrete do poder transformador da ciência, da literatura e da paz”, segundo a página oficial.
Foi uma noite de gala, com orquestra e ópera, onde os anfitriões, homenageados e convidados em traje de gala tiveram o prazer de ouvir palavras de relevância.
Artigos relacionados

Pesquisador japonês Susumu Kitagawa (NHK)
Os pesquisadores Shimon Sakaguchi, da Universidade de Osaka, laureado com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, e Susumu Kitagawa, da Universidade de Quioto, laureado com o Prêmio Nobel de Química, receberam medalhas e certificados comemorativos das mãos do Rei da Suécia.

Pesquisador Shimon Sakaguchi (NHK)
Na cerimônia, o Comitê Nobel de Química declarou sobre Kitagawa e os outros três laureados: “Eles fizeram descobertas inovadoras na química, uma grande conquista para o benefício da humanidade.”
Em meio a uma calorosa ovação, o nome de Kitagawa foi anunciado junto com os dos laureados Richard Robson e Omar Yaghi. Ele recebeu uma medalha e um certificado comemorativos do rei Carlos XVI Gustavo, com cumprimentos.
Em seguida, o Comitê do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina falou sobre as conquistas de Sakaguchi e dos outros três, dizendo: “Suas pesquisas, que revelaram o mecanismo pelo qual o sistema imunológico protege o corpo, abrirão novos caminhos para aplicação no tratamento de doenças imunológicas e câncer, bem como em transplantes de órgãos.”
Sakaguchi junto com os também premiados Mary E. Brunkow e Fred Ramsdell receberam uma medalha e um certificado comemorativos do rei Carlos XVI Gustavo, da Suécia.
Os pesquisadores japoneses Sakaguchi e Kitagawa participaram de um banquete na Prefeitura de Estocolmo, às 3h da manhã do dia 11, no horário do Japão, com aproximadamente 1,3 mil convidados, incluindo a família real sueca e membros do comitê de seleção do Prêmio Nobel.
Assista ao vídeo da cerimônia de gala que foi transmitida ao vivo.
Fontes: NHK e divulgação







