
Reator em Fukui (NHK)
A Agência de Energia Atômica do Japão (JAEA) e Divisão de Medidas de Segurança Nuclear da província de Fukui anunciaram que aproximadamente 20 mililitros de água contendo a substância radioativa trítio vazaram de um cano durante a desmontagem de equipamentos de teste no Reator Térmico Avançado de Fugen, na cidade de Tsuruga (Fukui).
Foi durante os trabalhos de descomissionamento, pouco depois das 15h de terça-feira (23). Nenhum dos três trabalhadores presentes no local foi exposto à radiação e não houve impacto no meio ambiente externo, segundo a informação.
Normalmente, gases de escape são liberados durante os trabalhos de demolição, mas a ventilação foi interrompida e as instalações foram seladas para evitar vazamentos para o exterior.
Artigos relacionados
O que é trítio
O trítio (³H) é um isótopo radioativo do hidrogênio, com um próton e dois nêutrons no núcleo (massa atômica 3), sendo mais pesado que o hidrogênio comum (prótio) e o deutério, e decai emitindo uma fraca radiação beta, usado em dispositivos luminescentes e na pesquisa de fusão nuclear, sendo encontrado naturalmente em pequenas quantidades e gerado artificialmente em reatores.
Fontes: Yomiuri, NHK e FNN







