
Imagem ilustrativa de um A320 (IA)
Devido a uma falha no sistema detectada nas aeronaves Airbus A320 e outros modelos, a All Nippon Airways (ANA) cancelou 95 voos no sábado (29). Mais seis voos foram cancelados no dia seguinte, domingo (30).
A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) emitiu um comunicado na sexta-feira (28), horário local, informando que atualizações de software eram urgentemente necessárias para os modelos das linhas A320 e A321 da Airbus.
Como as atualizações de software demandam certo tempo, as aeronaves ficaram no chão, o que afetou aproximadamente 13,2 mil passageiros da ANA nos voos domésticos no sábado. No dia seguinte, cerca de 530 passageiros não puderam voar.
Artigos relacionados
Por conta desses cancelamentos consecutivos, foram vistas muitas filas de passageiros nos aeroportos do Japão para solicitar cancelamentos ou alterações.
Recall do software da Airbus

A320 (NHK)
Um comunicado divulgado pela fabricante Airbus na sexta-feira disse que “a intensa radiação solar pode afetar dados cruciais para o funcionamento dos controles de voo”.
O reparo do software de cerca de 6 mil aeronaves foi efetuado em diversos países ao redor do mundo, cujas companhias aéreas adquiriram as aeronaves.
Cada reparo levou cerca de 2 a 3 horas e isso causou cancelamentos de voos de diversas companhias aéreas, incluindo as que fazem voos internacionais.
Embora a Airbus tenha colocado técnicos para suporte 24 horas, eram milhares de aeronaves. Foram um dia e meio de transtorno para as companhias aéreas e passageiros do mundo, como ANA, Lufthansa, TAP, IndiGo, Avianca, Air France, American Airlines e outras.
Fontes: NHK e NNN







