
Placa da montadora (NHK)
O programa de aposentadoria voluntária da Mazda para funcionários administrativos e outros colaboradores registrou um aumento expressivo nas inscrições, chegando ao limite de 500 pessoas na segunda-feira (1º).
Inicialmente, o programa estava planejado para ser realizado em até quatro rodadas ao longo do próximo ano, mas a segunda rodada chegou à meta, portanto, foi encerrada.
Em meio à incerteza em torno do futuro da indústria automotiva devido a fatores como a eletrificação, a Mazda anunciou em abril que estava oferecendo aposentadoria voluntária a 500 funcionários administrativos com idades entre 50 e 61 anos, incentivando-os a considerar suas futuras carreiras.
Artigos relacionados
Aqueles que aceitassem o programa receberiam um pagamento adicional além de seus benefícios de aposentadoria.
Após o programa de aposentadoria, Mazda não pretende fazer demissões
A montadora explicou que isso não tem a intenção de reduzir o quadro de funcionários.
O plano era recrutar em até quatro fases ao longo de dois anos, incluindo este ano e o próximo, mas, segundo a Mazda, 410 funcionários, ou 80% do total, se candidataram na primeira fase de recrutamento em junho deste ano.
Os outros 90 candidatos à segunda fase, que começou na segunda-feira, foram o suficiente para preencher todas as vagas.
Recentemente, tem havido uma tendência entre as empresas japonesas de incentivar a aposentadoria voluntária, independentemente do desempenho atual dos negócios.
Os motivos são diversos, como antecipar mudanças estruturais no setor e revisar a composição geracional de seus funcionários.
Fonte: NHK







