
App da polícia de Tóquio bloqueia ligações internacionais e de fraude (ilustrativa/PM)
O Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio (MPD) adicionou, na segunda-feira (1º), uma nova funcionalidade ao seu aplicativo de prevenção de crimes Digi Police, que bloqueia chamadas recebidas de números internacionais e aqueles que podem ter sido usados para fraudes especiais.
Quando a nova funcionalidade é ativada, o aplicativo bloqueia automaticamente chamadas internacionais e chamadas de números conhecidos pelo MPD como tendo sido utilizados para fraudes.
Os bloqueios para chamadas internacionais não estarão disponíveis para usuários de iPhone, então o aplicativo exibirá, em vez disso, a tela de configurações para uma contramedida diferente.
Artigos relacionados
Crescimento das chamadas de fraude internacionais
De acordo com o MPD, telefones fixos e IP foram usados na maioria das chamadas de fraude em 2022. As chamadas internacionais, ou números de telefone com o prefixo ‘+’ anexado a chamadores de fora do Japão, representaram cerca de 70% das chamadas de fraude em 2024, uma participação que subiu para cerca de 80% no primeiro semestre deste ano.
Cerca de 90% das chamadas de golpe foram feitas para telefones fixos em 2023, mas a proporção de chamadas direcionadas a telefones celulares cresceu para quase 50% nos primeiros 10 meses deste ano.
O aumento é atribuído a métodos de golpe cada vez mais sofisticados, como guiar as vítimas a fazer videochamadas e mostrar-lhes mandados de prisão e cadernos policiais falsos.
Recomendações de prevenção
“Não atender ao telefone é uma contramedida eficaz”, disse um oficial do MPD.
“Esperamos que as pessoas usem o Digi Police para a prevenção de fraudes”.
Fonte: JT







