
Imagem ilustrativa (PM)
Na última sexta-feira (19), o Banco do Japão (BOJ) elevou sua taxa básica de juros para 0,75%, o nível mais alto em 30 anos.
Depois desse anúncio, os bancos regionais também estão se mobilizando para aumentar suas taxas de juros sobre depósitos à vista em 0,1 ponto percentual, dos atuais 0,2% para 0,3%. As taxas de juros sobre depósitos a prazo também serão ajustadas para cima.
O Banco Shizuoka, o Banco Suruga e o Banco Shimizu, todos de Shizuoka, aumentarão suas taxas de curto prazo de 2,375% para 2,625%. O Banco Central de Shizuoka aumentará suas taxas de 3,075% para 3,325%.
Artigos relacionados
O Hyakugo Bank, com sede na cidade de Tsu (Mie), o Ogaki Kyoritsu Bank, com sede na cidade de Ogaki (Gifu), e o Nagoya Bank, com sede na cidade de Nagoia (Aichi), anunciaram que aumentarão as taxas para mais rendimentos sobre depósitos comuns.
Financiamento e empréstimos: juros sobem
Por outro lado, a taxa básica de juros de curto prazo, que serve como referência para a aplicação nos financiamentos e empréstimos, será elevada em 0,25 ponto percentual, para 2,25% ou mais, dependendo da instituição financeira.
Os bancos Resona e Saitama Resona elevarão suas taxas de 2,125% para 2,375%, Kansai Mirai de 2,95% para 3,2% e Minato de 2,2% para 2,45%.
Os juros ajustados – tanto para depósitos quanto para financiamentos – passarão a vigorar a partir de 2 de fevereiro do próximo ano, com datas diferentes para cada instituição financeira.
Fontes: Nikkei, NTV e NHK







