
Fim de uma era? BYD caminha para desbancar Tesla no mercado de VEs (banco de imagens)
A gigante automobilística chinesa BYD está prestes a superar oficialmente a Tesla como a maior empresa de veículos elétricos (VEs) do mundo em vendas anuais.
Os dois grupos deverão publicar em breve seus números finais para 2025 e, com base nos dados de vendas até agora neste ano, há quase nenhuma chance de a empresa americana liderada por Elon Musk manter sua posição de liderança.
Comparativo de vendas em 2025
No fim de novembro, a BYD, com sede em Shenzhen, que também produz veículos híbridos, havia vendido 2,07 milhões de VEs até agora em 2025.
Artigos relacionados
A Tesla, por sua vez, havia vendido 1,22 milhão até o fim de setembro.
Impactos políticos e projeções de queda
Os números de setembro da Tesla incluíram um aumento único nas vendas, para quase meio milhão de veículos em um período de três meses, antes da expiração de um crédito fiscal dos EUA para compradores de veículos elétricos — que terminou sob legislação apoiada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, um cético das mudanças climáticas.
Mas as vendas da Tesla no próximo trimestre devem cair para 449 mil, de acordo com um consenso de análise da FactSet.
Isso daria à Tesla cerca de 1,65 milhão de vendas para todo o ano de 2025, uma queda de 7,7% e bem abaixo do nível que a BYD havia atingido até o fim de novembro.
Fonte: JT







