Captura de ursos alcança recorde histórico no Japão em 2025
Esse aumento é atribuído à maior frequência de avistamentos de ursos em áreas urbanas.

Região de Tohoku concentra 70% das capturas de ursos no Japão (ilustrativa/banco de imagens)
O Ministério do Meio Ambiente do Japão anunciou que um número recorde de ursos foi capturado no país entre abril e outubro de 2025.
Um total de 9.867 ursos, em 31 províncias, representa o maior número para o período desde que o ministério começou a manter estatísticas no ano fiscal de 2006.
Concentração da região Tohoku
As seis províncias da região Tohoku, no nordeste do Japão, foram responsáveis por cerca de 70% do total. O maior número foi registrado em Akita, com 1.973, seguido por Aomori e Fukushima, com aproximadamente 1.150 cada.
Artigos relacionados
O ministério atribui o aumento acentuado nas capturas aos frequentes avistamentos de ursos em áreas urbanas.
Declínio no número de caçadores
Enquanto isso, o número de caçadores capazes de capturar ursos diminuiu. O ministério afirma que o número de pessoas com a licença necessária para o uso de rifles e espingardas caiu mais de 70%, de 297 mil no ano fiscal de 1985 para 84,4 mil no ano fiscal de 2021.
O governo central declarou que oferecerá ajuda com os custos de mão de obra aos municípios que contratarem pessoas com essa licença como caçadores governamentais.
O governo planeja capturar mais ursos quando eles saírem da hibernação na primavera. Também pretende adotar um controle baseado em zoneamento para separar as áreas onde as pessoas vivem e os habitats dos ursos.
Fonte: NHK







