
China anunciou a descoberta do maior depósito de ouro submarino da Ásia (ilustrativa/banco de imagens)
A China descobriu seu primeiro depósito de ouro submarino, agora considerado o maior da Ásia, enquanto Pequim acelera os esforços para garantir recursos minerais estratégicos, de acordo com autoridades chinesas.
A descoberta foi feita na costa de Laizhou (Shandong), perto da Península de Jiaodong.
As autoridades locais afirmaram que a descoberta eleva as reservas comprovadas de ouro de Laizhou para mais de 3,9 mil toneladas, representando cerca de 26 por cento do total da China.
Artigos relacionados
Embora as autoridades não tenham divulgado o tamanho exato do depósito ao largo da costa, ele se soma a uma série de grandes descobertas de ouro relatadas no último ano.
Crescimento das reservas de ouro e investimento em exploração
No mês passado, a China anunciou um depósito de ouro de 1.444 toneladas em Liaoning e outro que excede mil toneladas na região de Xinjiang. O país é o maior produtor mundial de ouro, mas está atrás de várias nações em reservas comprovadas.
Pequim investiu quase 450 bilhões de iuanes (cerca de US$63 bilhões) em exploração mineral desde 2021, empregando ferramentas avançadas como inteligência artificial e tecnologia de satélite.
Este impulso ocorre em um momento em que os preços globais do ouro disparam em meio a tensões geopolíticas e compras por parte de bancos centrais.
Fonte: Tipinsigght, SCMP







