Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Desinformação se espalha nas redes sociais após terremoto no Japão

| Sociedade

Após um terremoto que atingiu principalmente a província de Aomori no dia 8 de dezembro, desinformação tem se espalhado em plataformas como X e TikTok. Alegações de abalos sísmicos artificiais e vídeos falsos gerados por IA estão circulando.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
terremoto desinformacao 10 dez 2025 destaque

Desinformação após terremoto no Japão preocupa autoridades (imagem ilustrativa/PM)

Desinformação sobre um poderoso terremoto que atingiu principalmente a província de Aomori e outras partes da região nordeste de Tohoku, na noite de segunda-feira (8), está sendo espalhada no X e em outras plataformas de redes sociais, incluindo a alegação de que o terremoto foi criado artificialmente.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Vídeos falsos, que se acredita terem sido criados usando inteligência artificial generativa, também estão viralizando.

Informações falsas nas redes sociais durante períodos de desastres têm sido uma grande questão social, inclusive após o terremoto de janeiro de 2024 que atingiu a Península de Noto.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Alegações falsas e pedidos de cautela

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) e o Gabinete estão pedindo às pessoas que não espalhem tal desinformação, para evitar confusão.

Alegações de que “um terremoto artificial ocorreu” e de que o usuário “soube de uma conspiração governamental” foram postadas no X, anteriormente conhecido como Twitter, começando imediatamente após o terremoto no final do dia 8 de dezembro.

No aplicativo de microblog Threads, uma previsão sem fundamento postada antes do terremoto, dizendo que havia a possibilidade de um terremoto no dia 8 de dezembro, ganhou atenção, com alguns usuários respondendo que o autor da postagem tinha uma grande habilidade.

Vídeos falsos e previsões não oficiais

“O governo não anuncia previsões de terremotos, incluindo a data de um megaterremoto”, disse a JMA.

No aplicativo de compartilhamento de vídeos TikTok, houve postagens de vídeos de tsunamis passados que falsamente alegavam terem sido gravados no dia 8 de dezembro, e vídeos de notícias falsas que pareciam ter sido feitos por IA generativa.

Os vídeos de notícias falsas afirmavam que o epicentro do terremoto era a área norte da Baía de Tóquio e que um tsunami de tamanho recorde atingiu a província de Miyagi, no nordeste do Japão.

Histórico de falsas alegações em desastres

A operadora do TikTok está pedindo aos usuários que verifiquem as informações com fontes confiáveis ao visualizar postagens relacionadas a desastres.

Após o terremoto da Península de Noto de 2024, houve um falso pedido de ajuda nas redes sociais por um usuário que se passava por vítima do desastre.

Em 2016, uma postagem nas redes sociais alegou falsamente que um leão havia escapado de um zoológico após um terremoto massivo na Prefeitura de Kumamoto, no sudoeste do Japão.

Fonte: ST

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo