
Revisão do PIB japonês aponta contração de 2,3% no 3º trimestre (ilustrativa/banco de imagens)
A economia do Japão encolheu mais do que o esperado no terceiro trimestre. Dados governamentais revisados mostram que a economia japonesa contraiu mais do que as estimativas iniciais no trimestre de julho a setembro.
O investimento de capital corporativo lento foi um fator importante.
Números do gabinete de governo, divulgados na segunda-feira (8), revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) ajustado pela inflação contraiu 2,3% em termos anualizados no período. Isso é mais fraco do que a leitura preliminar de um declínio de 1,8%.
Artigos relacionados
Impacto do investimento de capital e setor imobiliário
Em uma base trimestral, o PIB real encolheu 0,6%, após revisão.
Os gastos de capital corporativos caíram 0,2%, em contraste com a previsão inicial de um aumento de 1%.
O investimento residencial privado despencou 8,2%, mas foi revisado para cima em 1,2 pontos percentuais em relação à estimativa inicial.
A queda foi principalmente em reação a uma corrida por novas construções antes de abril, quando padrões mais rigorosos de economia de energia entraram em vigor.
Exportações e crescimento do consumo privado
As exportações caíram 1,2%, já que as tarifas dos EUA reduziram os embarques de automóveis e outros itens. O número permaneceu inalterado em relação ao relatório inicial.
O consumo privado, que responde por mais da metade da economia, cresceu 0,2%. Isso representou um aumento de 0,1 ponto em relação à previsão anterior. Reflete o aumento dos gastos com refeições fora de casa e serviços de entrega de alimentos.
Fonte: NHK







