
EUA propõem coleta obrigatória de dados de redes sociais para turistas de 42 países que não precisam de visto (imagem ilustrativa/PM)
A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, planeja ordenar que turistas estrangeiros isentos de visto divulguem seus históricos de redes sociais dos últimos cinco anos antes de entrar no país, de acordo com um aviso oficial.
A proposta, apresentada em um aviso publicado na terça-feira (9) no Federal Register, se aplicaria a visitantes de 42 países, incluindo Reino Unido, França, Austrália e Japão, que não precisam de visto para entrar nos Estados Unidos.
Atualmente, esses viajantes precisam apenas solicitar uma isenção conhecida como Electronic System for Travel Authorization (ESTA), que ainda exige que forneçam certos detalhes pessoais.
Artigos relacionados
Detalhes da proposta de coleta de dados
Sob as novas regras propostas, a coleta de dados de redes sociais se tornaria uma parte “obrigatória” das solicitações ESTA.
Eles também teriam que enviar outros “campos de dados de alto valor”, incluindo números de telefone dos últimos cinco anos, endereços de e-mail da última década, detalhes pessoais de membros da família e informações biométricas.
O público tem 60 dias para comentar sobre a proposta.
A administração Trump tem apertado as restrições de entrada nos Estados Unidos, parte de uma ampla repressão à imigração.
Juntamente com o México e o Canadá, o país sediará a Copa do Mundo de 2026, o que certamente atrairá um grande número de fãs de futebol de todo o mundo.
Fonte: SCMP







