
Takeshima, ilha de Shimane (NHK)
O exército da Coreia do Sul anunciou a realização de exercícios militares regulares nas águas ao redor de Takeshima (Shimane), embora o governo japonês tenha solicitado reiteradamente ao governo vizinho o cancelamento dos treinamentos.
Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap News, os exercícios militares ocorreram na terça-feira (23).
A Coreia do Sul se refere a Takeshima como “Tokdo” e afirma que se trata de “território inerente” ao seu país, por isso realiza exercícios militares ao redor da ilha japonesa duas vezes ao ano.
Artigos relacionados
Esse foi o segundo exercício militar realizado sob a administração de Lee Jae-myung, que assumiu o poder em junho deste ano.
As Forças Armadas da Coreia do Sul declararam que “o método de treinamento e a escala das forças participantes estão no mesmo nível dos exercícios anteriores”, mas não esclareceram se realizaram exercícios de desembarque na ilha.
O governo japonês afirmou que “Takeshima é claramente território inerente do Japão, tanto à luz dos fatos históricos quanto sob o direito internacional”, por isso, o Ministério das Relações Exteriores do Japão apresentou um forte protesto à Coreia do Sul.
Fonte: NHK







