
Olympia Dream Seto: pioneiro na navegação autônoma no Japão (Wikimedia)
Um ferry de passageiros que opera entre a província de Okayama e a Ilha de Shodoshima, no oeste do Japão, começará a usar tecnologia que permite a navegação autônoma, em uma estreia mundial, informou a Nippon Foundation na quarta-feira (10).
De acordo com a fundação, o Olympia Dream Seto, que opera entre o porto de Shin-Okayama, em Okayama (Okayama), e o porto de Tonosho, na ilha de Kagawa (Kagawa), começará a operar de forma semiautônoma nesta quinta-feira (11), após receber a certificação governamental para incorporar a tecnologia.
Em uma coletiva de imprensa realizada a bordo da embarcação enquanto navegava, Mitsuyuki Unno, um diretor executivo da fundação que aborda questões no transporte marítimo e em outras áreas, afirmou que a iniciativa pode ‘tornar-se uma das soluções’ para a crescente escassez de mão de obra no Japão e garantir o transporte para ilhas habitadas remotas.
Artigos relacionados
Demonstração e funcionalidade do sistema
O ferry afastou-se suavemente do cais e prosseguiu por águas calmas em uma demonstração. Ela também mostrou sua capacidade de detectar um navio à frente e recalcular a rota de forma autônoma.
A Kokusai Ryobi Ferry Co., que opera o Olympia Dream Seto, disse que pretende fazer uso total das funções de navegação autônoma assim que os membros da tripulação se familiarizarem mais com o sistema.
A iniciativa faz parte de um projeto mais amplo para comercializar embarcações não tripuladas, envolvendo a Nippon Foundation e mais de 50 outras empresas. Se concretizada, espera-se que ajude a estabilizar a logística e a reduzir acidentes marítimos.
Outras três embarcações, incluindo um navio porta-contêineres, também estão programadas para iniciar operações comerciais usando as funções até abril de 2026.
Fonte: MN







