Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Fim da isenção de impostos na compra de 'blusinhas' da Temu ou Shein? Japão pode mudar isso

| Política

Compras no exterior por aplicativos como Temu ou Shein são isentas de impostos para valores abaixo de 10 mil ienes, mas isso pode mudar!

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
compra

Foto ilustrativa de recebimento de encomenda (PM)

Com a crescente popularidade das compras online no exterior, como Temu, Shein, AliExpress e outras, conhecidas como “e-commerce transfronteiriço”, o sistema atual do Japão isenta o pagamento do imposto sobre o consumo e outros tributos.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Atualmente, as mercadorias importadas, com preço inferior a 10 mil ienes, são isentas de taxação tributária.  

Os apps dessas empresas transfronteiriças oferecem milhares de produtos a um preço inferior ao dos vendidos no Japão, além da facilidade de pagamento e entrega rápida, criando esse hábito de compras em milhões de consumidores. 

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Devido à expansão do e-commerce transfronteiriço, o número de importações de cargas de baixo valor, ou seja, mercadorias com preço inferior a 10 mil ienes, aumentou rapidamente, atingindo aproximadamente 170 milhões de unidades no ano passado e um valor total superior a 400 bilhões de ienes.

Isso mostra a proporção gigante de transações realizadas por empresas chinesas para os clientes que moram no Japão.

Japão considera taxar compras

japao avalia taxar compras online na shein ou temu destaque 1

Reprodução da página inicial da Shein

Mas, essa facilidade de comprar “blusinhas” através desses apps, sem pagamento de imposto, pode mudar, de acordo com informação de segunda-feira (1º).

Em vista das preocupações com o surgimento de um desequilíbrio na concorrência de preços entre empresas nacionais que pagam o imposto sobre o consumo e empresas estrangeiras que não o pagam, o governo e os partidos governistas estão considerando a revisão do sistema atual.

Especificamente, consideram impor a obrigatoriedade do pagamento do imposto sobre o consumo aos varejistas online e exigir que eles declarem os pagamentos de impostos ao Departamento de Tributação do Japão, equivalente à Receita Federal do Brasil.

O governo e os partidos governistas planejam continuar as discussões e incluir uma disposição de taxação no projeto de reforma tributária do próximo ano.

Fonte: NHK

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo