
Fãs e ex-VJs da MTV lamentam o fim dos canais de música da emissora em vários países (imagem ilustrativa/PM)
A MTV deu início a uma nova era da música e da cultura pop em 1981, quando foi ao ar pela primeira vez, tocando emblematicamente “Video Killed the Radio Star” como seu videoclipe de estreia.
Mais de quatro décadas depois, o canal, agora de propriedade da gigante de mídia norte-americana Paramount Skydance, encerrará suas transmissões musicais internacionais até o final do ano, enquanto luta para competir com o streaming online e as mídias sociais.
MTV Music, MTV Hits e seus programas de música dos anos 80 e 90 serão desativados no Reino Unido e em outros países europeus nos próximos meses, confirmaram fontes da Paramount.
Artigos relacionados
Esses canais de música também pararão de transmitir no final do ano na França, Alemanha, Polônia, Austrália e Brasil, de acordo com vários relatos da mídia.
O fim de uma era e a mudança cultural
Foi declarado o “fim de uma era” por fãs desanimados e ex-VJs da MTV – os amados apresentadores de música conhecidos como VJs que apareceram em milhões de telas no auge da popularidade da rede.
No entanto, as condições que tornaram a MTV “revolucionária” simplesmente “não existem mais“, disse Kirsty Fairclough, professora de estudos de tela na Manchester Metropolitan University.
O aumento das plataformas de streaming digital como YouTube e TikTok “reconfigurou completamente como nos envolvemos com música e imagens”, disse a pesquisadora de cultura popular.
A nova realidade da música e o futuro da MTV
Os espectadores ou ouvintes agora esperam “imediatismo” e “interatividade” que assistir a videoclipes contínuos na televisão não pode proporcionar, acrescentou ela.
Alguns canais de música da MTV permanecerão no ar nos Estados Unidos, e o canal principal MTV HD estará disponível no Reino Unido, mas com foco em entretenimento em vez de música.
Fonte: JT







