Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Forte terremoto de Sanriku: aviso de evento sísmico posterior

| Informações

O governo e a AMJ emitiram ‘Aviso Posterior de Terremoto para a Região Costeira de Sanriku e Hokkaido’, recomendando cuidado com a probabilidade de um novo evento sísmico.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
terremoto

Área em vermelho é onde pode ocorrer um novo evento sísmico forte (NHK)

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) realizou uma coletiva de imprensa às 2h de terça-feira (9) para emitir o “Aviso Posterior de Terremoto para a Região Costeira de Sanriku e Hokkaido”, após o forte evento sísmico ocorrido na costa leste da província de Aomori, por volta das 23h15 de segunda-feira (8).   

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

O Gabinete do Governo e a AMJ recomendam que a população dessas áreas de Hokkaido e Tohoku tome medidas de prevenção de desastres, visto que a probabilidade de um grande sismo ocorrer ao longo da Fossa das Curilas e da Fossa do Japão é relativamente maior do que o normal.

Esta é a primeira vez que esse aviso é emitido desde que o sistema entrou em operação em dezembro de 2022.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Em uma semana, há probabilidade de ocorrência de um grande sismo subsequente após esse de magnitude 7,6, podendo ser superior, na Fossa das Kurilas e na Fossa do Japão, localizadas ao largo da costa de Hokkaido até a província de Iwate, ou em áreas adjacentes.

aviso de risco de grande terremoto apos evento sismico destaque 2

Porta-voz da AMJ na coletiva de imprensa (NHK)

Esse possível terremoto poderá afetar 182 cidades, vilas e aldeias em 7 províncias, de Hokkaido a Chiba, previamente designadas.

O que fazer para se prevenir a um possível terremoto

Quando esse  “Aviso Posterior de Terremoto para a Região Costeira de Sanriku e Hokkaido” é emitido, a recomendação é de prevenção para salvar vidas. 

aviso de risco de grande terremoto apos evento sismico destaque 1

Emissão do aviso (NHK)

  • Confirme os locais de evacuação e rotas de fuga, tanto por causa do terremoto quanto de tsunami
  • Prepare a mochila de emergência para que possa escapar imediatamente
  • Confira se os móveis estão imobilizados para evitar que caiam
  • Verifique seus estoques de alimentos, água, produtos de higiene pessoal e outros suprimentos de emergência

Reiterando, o período de aviso é de uma semana. No entanto, a emissão deste aviso não significa necessariamente que ocorrerá um terremoto de grande magnitude, portanto, a evacuação antecipada não é obrigatória. Também não haverá necessidade de fechamento de ferrovias ou lojas.  

O governo declarou que “o simples fato de um alerta informativo ter sido emitido não significa necessariamente que um grande terremoto ocorrerá”.

Globalmente, estima-se que a probabilidade de um terremoto de magnitude 7 ser seguido por um grande sismo de magnitude 8 seja de cerca de 1 em 100. Para um terremoto de magnitude 9, as chances são ainda menores.

Portanto, esse tipo de aviso não é para deixar as pessoas apavoradas, mas tem o forte intuito de prevenção.

Estimativas caso ocorra um evento sísmico muito forte

Sismos de grande magnitude ocorreram repetidamente ao longo da Fossa do Japão e da Fossa das Curilas no passado, incluindo o Grande Terremoto do Leste do Japão (magnitude 9,0) em 2011.

De acordo com estimativas do governo, se um sismo de magnitude 9 ocorresse na Fossa do Japão no meio da noite, durante o inverno, o número de mortos seria de 199 mil, e se ocorresse na Fossa das Curilas, seria de 100 mil.

Além dos danos causados ​​pelo tsunami, há também o risco de morte por hipotermia em clima frio.

Fontes: NHK e Mainichi

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo