
Área em vermelho é onde pode ocorrer um novo evento sísmico forte (NHK)
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) realizou uma coletiva de imprensa às 2h de terça-feira (9) para emitir o “Aviso Posterior de Terremoto para a Região Costeira de Sanriku e Hokkaido”, após o forte evento sísmico ocorrido na costa leste da província de Aomori, por volta das 23h15 de segunda-feira (8).
O Gabinete do Governo e a AMJ recomendam que a população dessas áreas de Hokkaido e Tohoku tome medidas de prevenção de desastres, visto que a probabilidade de um grande sismo ocorrer ao longo da Fossa das Curilas e da Fossa do Japão é relativamente maior do que o normal.
Esta é a primeira vez que esse aviso é emitido desde que o sistema entrou em operação em dezembro de 2022.
Artigos relacionados
Em uma semana, há probabilidade de ocorrência de um grande sismo subsequente após esse de magnitude 7,6, podendo ser superior, na Fossa das Kurilas e na Fossa do Japão, localizadas ao largo da costa de Hokkaido até a província de Iwate, ou em áreas adjacentes.

Porta-voz da AMJ na coletiva de imprensa (NHK)
Esse possível terremoto poderá afetar 182 cidades, vilas e aldeias em 7 províncias, de Hokkaido a Chiba, previamente designadas.
O que fazer para se prevenir a um possível terremoto
Quando esse “Aviso Posterior de Terremoto para a Região Costeira de Sanriku e Hokkaido” é emitido, a recomendação é de prevenção para salvar vidas.

Emissão do aviso (NHK)
- Confirme os locais de evacuação e rotas de fuga, tanto por causa do terremoto quanto de tsunami
- Prepare a mochila de emergência para que possa escapar imediatamente
- Confira se os móveis estão imobilizados para evitar que caiam
- Verifique seus estoques de alimentos, água, produtos de higiene pessoal e outros suprimentos de emergência
Reiterando, o período de aviso é de uma semana. No entanto, a emissão deste aviso não significa necessariamente que ocorrerá um terremoto de grande magnitude, portanto, a evacuação antecipada não é obrigatória. Também não haverá necessidade de fechamento de ferrovias ou lojas.
O governo declarou que “o simples fato de um alerta informativo ter sido emitido não significa necessariamente que um grande terremoto ocorrerá”.
Globalmente, estima-se que a probabilidade de um terremoto de magnitude 7 ser seguido por um grande sismo de magnitude 8 seja de cerca de 1 em 100. Para um terremoto de magnitude 9, as chances são ainda menores.
Portanto, esse tipo de aviso não é para deixar as pessoas apavoradas, mas tem o forte intuito de prevenção.
Estimativas caso ocorra um evento sísmico muito forte
Sismos de grande magnitude ocorreram repetidamente ao longo da Fossa do Japão e da Fossa das Curilas no passado, incluindo o Grande Terremoto do Leste do Japão (magnitude 9,0) em 2011.
De acordo com estimativas do governo, se um sismo de magnitude 9 ocorresse na Fossa do Japão no meio da noite, durante o inverno, o número de mortos seria de 199 mil, e se ocorresse na Fossa das Curilas, seria de 100 mil.
Além dos danos causados pelo tsunami, há também o risco de morte por hipotermia em clima frio.
Fontes: NHK e Mainichi







