
Porta de vidro quebrada na cidade de Hachinohe (NHK)
Ao sair do Gabinete por volta das 2h30 de terça-feira (9), a primeira-ministra Sanae Takaichi declarou aos jornalistas:
“Imediatamente após o terremoto [de Aomori], o governo instalou uma sala de resposta no Centro de Gerenciamento de Crises do Gabinete e está avaliando a situação dos danos. Recebemos relatos de 7 feridos e continuamos trabalhando para entender a extensão dos danos”.
“Como o aviso de tsunami [após o alerta] ainda não foi cancelado, peço a todos que evacuem imediatamente para locais seguros, como terrenos elevados ou prédios de evacuação”, emendou.
Artigos relacionados
“Após examinarmos cuidadosamente o epicentro e a magnitude deste terremoto, avaliamos que existe uma probabilidade acima do normal de um grande terremoto ocorrer na área entre Hokkaido e a costa de Sanriku, e emitimos um ‘Aviso de Terremoto Posterior na Costa de Hokkaido e Sanriku‘”, reafirmando o que foi divulgado pela Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) na coletiva de imprensa às 2h.
A primeira-ministra reiterou o pedido da AMJ de cuidados preventivos, especialmente durante uma semana, por causa desse aviso de um possível forte terremoto posterior.
Feridos pelo terremoto
Segundo o levantamento da NHK, foram confirmados 6 feridos na província de Aomori, onde a intensidade sísmica máxima foi de 6 forte. No hotel em Hachinohe, há notícia de várias pessoas feridas, mas como estavam sendo socorridas, não foi informado o número exato.
Uma das vítimas foi um homem na faixa dos 50 anos, de Tohoku-cho, que estava dentro de um carro que caiu no buraco na hora do forte tremor. Ele conseguiu sair sozinho, mas se feriu.
Incêndio e outros danos materiais
Soube-se que ocorreu um incêndio na cidade de Aomori (província homônima) e um idoso foi socorrido, e não está em estado grave.
Na cidade de Hachinohe, foram confirmados danos em um cabo de energia elétrica, o que interrompeu o fornecimento de eletricidade; um tanque de querosene tombou em uma residência; uma tubulação de água rompeu causando alagamento na via pública; vidros de janelas e portas quebraram; além de interrupções no fornecimento de água e gás em diversos pontos, incluindo hospitais.
A secretaria de educação da cidade de Hachinohe suspendeu as aulas das escolas primária e ginasial na terça-feira.
Pode ser que mais danos sejam relatados à luz do dia.
Veja alguns posts no X, como de uma pessoa que estava no Don Quijote de Aomori e outra que diz que ficou com medo, mas saiu ilesa.
Fontes: Yomiuri e NHK







