
Alerta em Ibaraki: surto de gripe aviária eleva abate de aves no Japão (imagem ilustrativa/PM)
O governo de Ibaraki anunciou, nesta quinta-feira (25), a confirmação de um surto de gripe aviária altamente patogênica em uma granja. Este é o primeiro caso registrado nesta temporada na província.
O surto, que ocorreu em uma granja na cidade de Shirosato, resultará no abate de aproximadamente 970 mil galinhas poedeiras. Esta medida representa a maior ação de abate do tipo realizada no país nesta temporada.
Este incidente marca o décimo caso de gripe aviária envolvendo uma granja no Japão, elevando o número total de galinhas sujeitas ao abate para cerca de 3,65 milhões.
Artigos relacionados
Na temporada anterior, que compreendeu o período do outono de 2022 à primavera de 2023, foram confirmados 84 casos de gripe aviária em 26 províncias. Cerca de 17,71 milhões de galinhas foram abatidas, um número recorde, o que provocou um aumento significativo nos preços dos ovos.
Os preços dos ovos também estão em ascensão nesta temporada. O valor de atacado para ovos de tamanho médio, divulgado pela JA Z-Tamago Co. nesta quinta-feira , atingiu 345 ienes por quilograma na área de Tóquio.
Este valor se aproxima do nível mais alto de 350 ienes, registrado entre março e junho de 2023.
Fonte: NP







