
Legado e reflexão: a vida do ex-imperador Akihito (Wikimedia)
O imperador emérito Akihito completou 92 anos nesta terça-feira (23), após passar o último ano refletindo sobre o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Sua condição de saúde permanece estável, seguindo um novo diagnóstico cardíaco, informou a Agência da Casa Imperial.
O imperador emérito e a imperatriz emérita Michiko seguiram os passos de seu filho, o imperador Naruhito, e da imperatriz Masako, em visitas realizadas este ano à Ilha de Iwoto, Okinawa, Hiroshima e Nagasaki para honrar os mortos de guerra.
Eles também assistiram a programas de televisão que transmitiam a história decadente do conflito.
Artigos relacionados
Em quatro ocasiões que marcaram aniversários importantes da guerra — o Dia Memorial de Okinawa, os aniversários dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki, e o aniversário da rendição do Japão.
O ex-imperador e sua esposa ofereceram orações silenciosas, como fazem todos os anos, afirmou a agência.
Saúde e dedicação científica
Akihito foi diagnosticado com isquemia miocárdica assintomática em maio e, posteriormente, iniciou um novo conjunto de medicação.
Sua condição tem permanecido relativamente estável desde o início do novo regime medicamentoso. Ele continua a dedicar-se ao trabalho de sua vida, a pesquisa sobre peixes goby, visitando um instituto de pesquisa biológica dentro do Palácio Imperial duas vezes por semana, informou a agência.
Em agosto, enquanto descansava em Karuizawa (Nagano), ele visitou um distrito onde pessoas se reassentaram após retornar do nordeste da China, outrora conhecido como Manchúria, e refletiu sobre sua história.
Memórias e o Trono do Crisântemo
Ele recordou memórias de sua própria evacuação durante a guerra, bem como de descendentes japoneses que conheceu durante uma visita às Filipinas em 2016, de acordo com a agência.
Akihito abdicou do Trono do Crisântemo em 2019, após um reinado de três décadas. Ele tinha 55 anos na época de sua sucessão ao trono de seu pai, o imperador Hirohito, em 1989.
Sua esposa há 66 anos, Michiko, completou 91 anos em outubro.
Fonte: JT







