Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Impressionantes 3 erupções simultâneas no Kilauea, no Havaí

| Notícias do Mundo

As três erupções simultâneas no Kilauea, com lavas vermelhas medonhas, assustaram os residentes do Havaí.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
Kilauea

Câmera do USGS via CBS

O vulcão Kīlauea, no Havaí, Estados Unidos, tem Halema’uma’u como a principal cratera dentro de uma caldeira e ocorreram erupções simultâneas em 3 delas, algumas temporárias, marcando o 38º episódio de atividade

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Às 9h15 de sexta-feira (5) no horário local, ou 4h15 de sábado (6) no Japão, um raro evento de três fontes de lava estava em andamento, com as duas aberturas do norte do Kilauea e a abertura sul entrando em erupção, expelindo lavas vermelhas.

Os jatos de lava chegaram a mais de 300 metros de altura. O jorro de lava durou 12,1 horas e produziu um volume estimado de 12 milhões de metros cúbicos de magma, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

As erupções em curso na Halema’uma’u da caldeira Kilauea terminaram abruptamente às 20h52 (horário do Havaí) de sábado (6), ou 15h52 de domingo (7) no Japão, após 12 horas e 10 minutos de jorro contínuo de lava.

A cratera sul parou de expelir lava por volta das 20h52, marcando o fim do episódio. As duas crateras norte pararam de expelir lava bem antes, por volta das 11h50 (horário local).

Plumas do Kilauea chegaram a 6 mil metros

rara tripla erupcao simultanea no vulcao kilauea havai destaque 1

Câmera do USGS via CBS

As emissões de gases vulcânicos diminuíram consideravelmente com o fim da erupção. A pluma de gás atingiu mais de 6 mil metros acima do nível do mar. Cinzas finas carregadas nas camadas inferiores da pluma caíram na cidade de Pahala e em outras comunidades a sudoeste das aberturas. 

O USGS alertou os moradores de uma ampla área para minimizar a exposição ao dióxido de enxofre e outros gases que podem afetar o sistema respiratório.

O Kilauea é conhecido como um dos vulcões mais ativos do mundo. Essas erupções ocorreram em uma área que estava interditada desde 2007.

Em 2018, uma grande erupção destruiu mais de 700 casas e forçou a evacuação de muitos moradores.

Assista ao vídeo com imagens das câmeras do USGS.

Fontes: USGS, NHK e NNN


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo