
EUA lidera ranking de vendas de armas, seguido pela China (imagem ilustrativa/PM)
Um think tank sueco afirma que as maiores produtoras de armas do mundo registraram receitas combinadas recorde no ano passado, devido principalmente às crescentes tensões geopolíticas.
O Instituto Internacional de Pesquisa da Paz de Estocolmo (SIPRI) afirmou, em um relatório publicado na segunda-feira (1º), que as receitas totais das 100 maiores produtoras de armas aumentaram 5,9% em relação ao ano anterior, atingindo US$679 bilhões.
Dentre elas, 39 são empresas dos EUA, incluindo a Lockheed Martin, que lidera a lista. Elas representam quase metade das receitas totais.
Artigos relacionados
Oito empresas chinesas estão entre as 100 maiores. Suas vendas diminuíram em relação ao ano anterior, mas elas ainda detêm a segunda maior fatia das receitas totais.
Do Japão, a Mitsubishi Heavy Industries, a Kawasaki Heavy Industries, a Fujitsu e outras duas empresas entraram para o top 100. As receitas das empresas japonesas dispararam 40%, alcançando US$13,3 bilhões.
O instituto declarou que “as receitas globais de armas aumentaram acentuadamente em 2024, pois a demanda foi impulsionada pelas guerras na Ucrânia e em Gaza, pelas tensões geopolíticas globais e regionais, e por gastos militares cada vez maiores”.
Fonte: NHK







