
Surto de influenza no Japão atinge nível alarmante, diz ministério (ilustrativa/banco de imagens)
A temporada de gripe no Japão está se agravando mais rapidamente do que no ano passado, com as crianças sendo as mais afetadas.
O Instituto Japonês para a Segurança da Saúde informou que 196.895 casos de influenza foram registrados por cerca de 3 mil instituições médicas durante a semana que se encerrou no dia 23 de novembro. Esse número representa 1,35 vez a contagem da semana anterior.
Casos aumentam antes do previsto
O número médio de casos por instituição médica atingiu 51,12. Esse valor superou a marca de 50 pela primeira vez nesta temporada de influenza. Esse patamar foi alcançado cerca de um mês antes do que no ano passado.
Artigos relacionados
O Ministério da Saúde afirma que, durante a semana que se encerrou no dia 9 de novembro, cerca de 80% dos 84.183 casos de influenza envolviam pessoas com menos de 20 anos.
Hospitais pediátricos sob carga
Akihiko Saito, chefe da SociedadApelo e proteção Japonesa de Doenças Infecciosas Pediátricas e professor de pediatria na Universidade de Niigata, afirmou que os setores pediátricos de alguns hospitais em Tóquio e em Saitama têm enfrentado escassez de leitos, devido ao número crescente de crianças com influenza sendo hospitalizadas.
Algumas desenvolveram encefalopatia e estão em estado grave.
Apelo e proteção
Saito está apelando para que as escolas ventilem as salas de aula, e para que as pessoas usem máscaras em áreas lotadas, lavem as mãos frequentemente e se vacinem para evitar que a influenza se transforme em uma doença grave.
Fonte: NHK







