
Governo japonês impulsiona IA com plataforma Gennai (imagem ilustrativa/PM)
O governo do Japão está planejando investir ¥1 trilhão no desenvolvimento e implementação de inteligência artificial (IA), afirmou Sanae Takaichi durante uma reunião da Sede Estratégica de IA, que ela preside, no Gabinete da primeira-ministra na sexta-feira (19).
Na reunião, o governo compilou um rascunho do primeiro plano básico para delinear a direção futura da política do Japão em relação à IA, uma área na qual o país tem sido criticado por estar ficando para trás.
Takaichi enfatizou que o Japão poderia alavancar seus pontos fortes em dados de alta qualidade e confiabilidade da IA.
Artigos relacionados
Implementação da plataforma “Gennai” no governo
“Agora é a hora de virar o jogo com a colaboração público-privada”, disse ela.
Ela também anunciou que a “Gennai”, uma plataforma de IA generativa desenvolvida pela Agência Digital, será totalmente introduzida em agências governamentais em maio.
A plataforma fornecerá suporte aos burocratas enquanto preparam materiais para responder às deliberações da Dieta e concluem outros trabalhos.
O plano básico afirma que o Japão visa se tornar “o país mais amigável à IA do mundo para desenvolvimento e uso”, equilibrando a inovação tecnológica com a gestão de riscos.
Segurança e próximos passos regulatórios
Ele também promete dobrar o número de funcionários — atualmente 30 pessoas — no Instituto de Segurança de IA do Japão, uma agência que avalia a segurança da tecnologia.
Espera-se que o Gabinete aprove o plano na terça-feira (23), o mais cedo possível.
Fonte: JN







