Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Japão registra queda recorde de fumantes regulares, aponta pesquisa

| Sociedade

Uma pesquisa nacional de saúde no Japão revelou que apenas 14,8% dos entrevistados fumam regularmente, um recorde de baixa. O estudo também apontou um aumento significativo no número de pessoas com alta probabilidade de ter diabetes, atingindo cerca de 11 milhões de indivíduos.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
cigarro 4 dez 2025 destaque

Japão atinge recorde de baixa no número de fumantes (ilustrativa/banco de imagens)

De acordo com a pesquisa nacional de saúde e nutrição divulgada na terça-feira (2), apenas 14,8% dos entrevistados afirmaram fumar regularmente. Este índice empatou com os números de 2022, que já representavam um recorde de baixa. A porcentagem tem diminuído consistentemente desde 2012, ano em que foi a última vez que ultrapassou os 20%.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Perfil dos fumantes no Japão

A maior taxa de fumantes foi relatada entre homens na faixa dos 40 e 50 anos, com mais de 30% afirmando fumar regularmente. No geral, o tabagismo foi mais comum entre os homens, com 24,5% declarando fumar, enquanto a porcentagem foi de apenas 6,5% entre as mulheres.

Entre os fumantes, cerca de 60% disseram que fumavam cigarros comuns, enquanto 40% afirmaram usar produtos de tabaco aquecido — como Iqos ou Ploom — sendo o uso destes últimos ligeiramente maior entre as fumantes do sexo feminino.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Quase 1 em cada 5 daqueles que afirmaram fumar também disseram que queriam parar.

A pesquisa foi realizada entre outubro e novembro do ano passado e recebeu respostas de cerca de 10,4 mil domicílios selecionados aleatoriamente em todo o país. O ministério coleta os dados anualmente, mas 2020 e 2021 foram uma exceção devido à pandemia de covid-19.

Crescimento de casos de diabetes

Outras descobertas notáveis da pesquisa incluem o aumento no número de pessoas as quais podem ter diabetes.

Cerca de 11 milhões de pessoas com mais de 20 anos foram consideradas com alta probabilidade de ter diabetes, o que é pouco menos do que o dobro dos 6,9 milhões de pessoas registradas em 1997, quando os dados foram disponibilizados pela primeira vez. O número tem aumentado consistentemente nas últimas duas décadas.

Critérios para “alta probabilidade de diabetes”

Os entrevistados que responderam ter sido diagnosticados com diabetes em exames de saúde anteriores, ter recebido tratamento para a doença ou ter registrado números elevados de hemoglobina A1c foram considerados com “alta probabilidade de ter diabetes” na pesquisa.

Eles representaram cerca de 12,9% do total de entrevistados, com a probabilidade de ter diabetes sendo maior entre os homens, em 17,7%, em comparação com 9,3% entre as mulheres.

Hábitos alimentares: sódio e vegetais

Analisando o valor nutricional e as dietas dos japoneses, a quantidade média de sódio consumida por dia foi de 9,6 gramas. Este foi o menor índice nos últimos 12 anos, embora ainda esteja acima do limite de 7 gramas recomendado pelo governo.

Da mesma forma, a quantidade média de vegetais consumida por dia foi de 258,7 gramas, o que está bem abaixo da meta de 350 gramas estabelecida pelo governo.

Fonte: JT

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo