
Foto ilustrativa de day care de idoso (PM)
Caso o número de pessoas sujeitas à contribuição de 20% no kaigo hoken (seguro para cuidados de enfermagem) seja ampliado, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) está considerando estabelecer um teto para o aumento, por ora, a fim de acomodar aqueles que passarão a ter um ônus maior. O teto previsto é de 7 mil ienes por mês.
O debate sobre o aumento da coparticipação no kaigo hoken, devido ao envelhecimento da população, tem uma proposta a ser apresentada e discutida em uma reunião de especialistas a ser realizada na primeira semana de dezembro.
Kaigo hoken e as coparticipações
Os idosos geralmente pagam 10% de coparticipação para cuidados domiciliares, centros de cuidados diários (day care) e outros serviços, com a taxa que varia de acordo com a renda: 20% para famílias unipessoais com renda anual de 2,8 milhões de ienes ou mais, e 30% para aquelas com renda anual de 3,4 milhões de ienes ou mais.
Artigos relacionados
No entanto, dado o crescente ônus dessa contribuição para a geração economicamente ativa devido ao aumento do número de usuários causado pelo envelhecimento da população, o MHLW está discutindo em uma reunião de especialistas a possibilidade de expandir o escopo da coparticipação de 20%.
Custo de vida mais caro e o aumento
Se o escopo daqueles sujeitos à coparticipação de 20% fosse expandido, isso significaria um aumento mensal de até 22,2 mil ienes em comparação com o período em que a coparticipação era de 10%. Por isso, o MHLW considera limitar o aumento em até 7 mil ienes por mês, por um determinado período de tempo, para evitar um baque do ônus.
Também está em análise mudar o limite de renda anual para a coparticipação de 20% do kaigo hoken, que atualmente é de 2,8 milhões de ienes, para uma renda entre 2,3 milhões e 2,6 milhões de ienes.
Entretanto, as discussões entre especialistas até o momento levantaram a questão de que “o ônus não deveria ser aumentado em meio à alta dos preços”, o que faz o MHLW reavaliar a proposta.
Fontes: NHK e Mainichi







