
Inundação em Sumatra, na Indonésia (NHK)
O número de mortos pelas fortes chuvas da semana passada na ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, subiu para mais de 400. Além disso, segundo a Embaixada do Japão na Indonésia e outras fontes, quase 10 residentes japoneses estão isolados na ilha, e as autoridades estão avaliando métodos de resgate.
De acordo com as fontes meteorológicas da Indonésia, as fortes chuvas continuaram na ilha de Sumatra, no oeste do país, na semana passada, com algumas áreas registrando precipitação superior a 300 mm em um único dia, causando inundações e deslizamentos. Também choveu intensamente em todo o país.
A Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia anunciou no domingo (30) que o número de mortos subiu para 442 pessoas e mais de 400 estão desaparecidas.
Artigos relacionados
O governo indonésio continua os esforços de busca e enviou helicópteros para a área para resgatar vítimas e transportar suprimentos de ajuda humanitária.
Outros países afetados

Indonésia, no sábado (NHK)
No sul da Tailândia, onde ocorreram muitas inundações, incluindo na província de Songkhla, 162 mortes foram confirmadas até sábado (29).
As chuvas torrenciais também causaram mortes na Malásia e no Sri Lanka.
Japão oferece ajuda para os países devastados pelas chuvas

Sumatra devastada, no sábado (NHK)
“Estou profundamente triste com a perda de tantas vidas preciosas. Gostaria de expressar minhas condolências às vítimas e minha sincera solidariedade às famílias enlutadas”, escreveu a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, no X.
Ela expressou a intenção do governo japonês de prestar auxílio a esses países.
Fontes: JNN e NHK







