Menina identificada como vítima do bombardeio atômico de Hiroshima após 80 anos
Os cabelos e cinzas de uma vítima do bombardeio atômico de Hiroshima foram identificados como sendo de uma menina de 13 anos, depois de quase oito décadas.

Vítima de Hiroshima é identificada por DNA após 80 anos (imagem ilustrativa/PM)
Os cabelos e cinzas de uma vítima do bombardeio atômico dos EUA a Hiroshima foram identificados como sendo de uma menina, de 13 anos, após quase oito décadas, disseram autoridades na segunda-feira (15).
A administração municipal afirmou que esta foi a primeira vez que a análise de DNA identificou com sucesso uma vítima do bombardeio de 6 de agosto de 1945.
Hatsue Kajiyama foi morta no ataque. Sua identidade foi confirmada depois que um sobrinho, Shuji Kajiyama, de anos 60, contatou as autoridades de Hiroshima em maio.
Artigos relacionados
O processo de identificação por DNA
Os cabelos da vítima foram preservados junto com suas cinzas, listados sob o nome de Michiko Kajiyama no registro de sepultamento de restos mortais não reclamados.
O sobrinho solicitou um teste de DNA após notar um nome no registro do cenotáfio no Parque Memorial da Paz que se assemelhava ao de sua irmã sobrevivente.
Shuji Kajiyama acreditava que o nome dela havia sido registrado incorretamente e solicitou que a informação fosse verificada.
O DNA extraído dos cabelos foi testado na Universidade de Odontologia de Kanagawa e comparado com o DNA da irmã de 91 anos de Hatsue Kajiyama.
Os resultados foram consistentes com um parentesco de sangue , confirmando a identidade de Hatsue Kajiyama , disseram as autoridades.
O legado do bombardeio e futuras identificações
Autoridades de Hiroshima disseram que continuarão a oferecer testes de DNA de cabelos preservados mediante solicitação , na esperança de identificar mais vítimas do bombardeio.
No dia 6 de agosto de 1945, a estudante Hatsue Kajiyama e seus colegas foram chamados para ajudar a demolir uma estrutura para criar uma zona de controle de incêndio.
Pouco tempo depois , a Força Aérea dos EUA lançou a primeira bomba nuclear em Hiroshima. Três dias depois , no dia 9 de agosto, Nagasaki foi bombardeada.
O ataque matou cerca de 150 mil pessoas , incluindo Hatsue Kajiyama , sua avó e todos os seus colegas de classe.
Fonte: Independent







