Um monge budista idoso sobreviveu a quatro dias preso de cabeça para baixo em uma caverna estreita, sem comida e água. Luang Ta Somchai, de 77 anos, desapareceu do templo Wat Thammasathan Phasawan, no nordeste da Tailândia, no dia 7 de dezembro.
Voluntários e líderes comunitários vasculharam desesperadamente uma área de 2Km ao redor do templo em vão, antes que ele fosse descoberto preso em uma fenda rochosa apertada no dia 11 de dezembro. Os socorristas tiveram que descer uma caverna de 30m para encontrar o monge, onde ele estava de cabeça para baixo na terceira câmara, profunda e estreita.
Tudo o que podia ser visto através do buraco eram seus pés, com a cabeça e os ombros encaixados na fenda. Oficiais tiveram que fazer rapel de cabeça para baixo no espaço confinado para alcançá-lo.
Luang Ta Somchai disse que havia entrado no sistema de cavernas por um ponto diferente e se perdido dentro de um labirinto natural. O monge disse: “Eu caminhei pela caverna, mas não consegui sair novamente. Eu não tinha telefone, então apenas esperei e pedi ajuda”.
“Sou grato a todas as pessoas que me ajudaram”. Foram necessárias mais de três horas para cuidadosamente libertar Luang Ta Somchai das rochas ao seu redor.
Apesar da provação de quatro dias, os médicos disseram que ele sofreu apenas ferimentos leves e estava desidratado. As autoridades descreveram sua sobrevivência por quatro dias sem assistência como “notável”.
Fonte: Metro



