
A Nissan busca reter funcionários qualificados e compensar a possível queda salarial na nova unidade (ilustrativa/banco de imagens)
A Nissan Motor está considerando pagar o equivalente a quatro a cinco anos de salário como compensação a funcionários de sua fábrica em Oppama (Kanagawa), que deve encerrar a produção de veículos, caso concordem em ser transferidos para uma subsidiária no sudoeste do Japão, disseram fontes próximas ao assunto na quarta-feira (3).
A montadora japonesa propôs a oferta de pagamento único ao seu sindicato no mês passado, após anunciar em julho que a produção de veículos na fábrica de Oppama cessará em 2028 e será transferida para a Nissan Motor Kyushu, em Fukuoka (província homônima), como parte de sua reestruturação de negócios.
A montadora com sede em Yokohama espera reter funcionários qualificados, disseram as fontes. A Nissan informou em julho que a fábrica de Oppama, que produz carros compactos, tem cerca de 2,4 mil funcionários.
Artigos relacionados
O valor a ser pago será determinado a partir dos níveis de salário-base e provavelmente variará de acordo com a idade, cargo e composição familiar dos funcionários, disseram.
Como a estrutura salarial da Nissan Motor Kyushu difere da Nissan, a montadora também quer compensar a queda esperada nos salários, disseram.
O sindicato analisará os termos específicos da proposta antes de iniciar negociações formais com a gerência no próximo ano, disseram.
Ao formular o pacote de compensação, a Nissan provavelmente levou em consideração os encargos financeiros dos funcionários, como a compra de imóveis, disseram.
Fonte: JT







