
Carros autônomos da Nissan em testes com passageiros em vias públicas (divulgação/Nissan)
A Nissan Motor está agora testando carros autônomos em vias públicas perto de Tóquio, com passageiros a bordo. A empresa visa lançar seu serviço de transporte público autônomo em meio a uma crescente escassez de motoristas profissionais.
Cerca de 300 pessoas estão participando. Elas podem solicitar uma viagem com um aplicativo, especificando um ponto de coleta e um destino a partir de locais designados.
A inteligência artificial controla os veículos com base em informações sobre as vias e o tráfego, capturadas por sensores. Operadores do sistema em uma sala de controle monitoram a localização e o interior dos veículos.
Artigos relacionados
A escassez de motoristas no Japão é um desafio, de acordo com a equipe de desenvolvimento da Nissan.
Takeshi Kimura, da Nissan Motor, afirma que o problema se tornará mais sério. “Nosso objetivo é preparar carros e serviços com antecedência, e garantir que possamos gerenciar nosso negócio por conta própria”.
Por enquanto, os motoristas sentam-se ao volante em modo de espera. Mas a Nissan almeja operações totalmente automatizadas no ano fiscal de 2027, principalmente para governos locais.
Fonte: NHK







