Osechi ryouri: sabores e significados do banquete de Ano Novo no Japão
O osechi ryouri é um banquete de Ano Novo do Japão, que além de saboroso, é cheio de significados. Entenda cada um deles e escolha os seus preferidos!

Cada um dos belos, deliciosos e nutritivos alimentos tem um significado (PM)
No Brasil, a lentilha e os assados dominam a mesa da virada. No Japão, a celebração é traduzida em um universo gastronômico elegante e milenar: o osechi ryouri (御節料理).
Consumido nos três primeiros dias do ano, esse conjunto de iguarias vai muito além do sabor; é um ritual de boas-vindas à sorte.
Osechi: uma folga para os deuses (e para os cozinheiros)
A tradição se popularizou na Era Edo (1603-1868). O costume dita que o osechi deve ser preparado com antecedência para que, nos primeiros dias de janeiro, o “deus do forno” descanse. Isso permite que a família aproveite o feriado sem precisar cozinhar.
Artigos relacionados
As delícias do osechi são organizadas em caixas de laca sobrepostas chamadas jubako (重箱). Geralmente com três a cinco andares, elas representam o desejo de que a felicidade se acumule, camada por camada. Atualmente, é possível encontrar essas verdadeiras obras de arte gastronômicas prontas para comprar nos depachika (setores de alimentos das lojas de departamento).
O guia dos alimentos do osechi e seus desejos

Jubako com os alimentos selecionados a dedo (PM)
Cada ingrediente do osechi ryouri no jubako é escolhido por seu simbolismo. Escolha os seus favoritos de acordo com o que deseja para o Ano Novo.
Prosperidade e fortuna
- Kazunoko (ovas de arenque): A enorme quantidade de ovas simboliza o desejo de muitos filhos e a prosperidade da linhagem familiar.
- Kurikinton (doce de castanha portuguesa): Com sua cor amarela vibrante e o ideograma de “ouro” (kin), representa um tesouro e a fartura financeira.
- Nishiki tamago: Um prato de ovos onde a gema e a clara são separadas para representar o ouro e a prata.
Saúde e longevidade
- Kuromame (feijão preto): Simboliza a saúde e a diligência. O termo mame também significa “trabalhar duro” até ficar bronzeado pelo sol.
- Ebi (camarão): O corpo curvado e as antenas longas lembram um ancião. O desejo aqui é viver uma vida longa, até que as costas se curvem naturalmente.
- Chorogi (alcachofra chinesa): Um vegetal conservado que é sinônimo de vida longa.

O Ano Novo bem sucedido começa com um farto banquete (PM)
Sucesso e sabedoria
- Datemaki (omelete com surimi): Por seu formato enrolado, assemelha-se a um pergaminho antigo, atraindo sabedoria e cultura.
- Buri (seriola): Como este peixe muda de nome à medida que cresce, ele simboliza o progresso na carreira e promoções profissionais.
- Tatakigobo (raiz de bardana): Como a raiz cresce muito fundo na terra, representa a solidez da família e a prosperidade que cria raízes.
Alegria e proteção
- Kobumaki (rolinho de alga): O nome remete à palavra yorokobu (alegrar-se), sendo indispensável para atrair felicidade.
- Kamaboko bicolor: A massa de peixe branca e vermelha espanta os maus espíritos (vermelho) e celebra a pureza (branco).
- Tai (pargo): Um trocadilho com a palavra medetai (comemorativo). É o peixe das grandes celebrações.
O toque final do osechi: os cozidos (nimono)
O banquete se completa com os vegetais cozidos em fogo baixo, preservando suas formas e significados:
- Raiz de lótus (renkon): Seus furos permitem “enxergar através”, simbolizando um futuro sem obstáculos.
- Batata taro (satoimo): Por crescerem em grupos, representam a fertilidade e a união dos descendentes.
Ao compartilhar o banquete – osechi ryouri –, os japoneses renovam os laços familiares e nutrem o corpo com esperança. Que tal incluir um desses itens na sua celebração deste ano? Pode fazer um brinde com saquê!
→ Leia outras matérias sobre o Ano Novo e tradições do Japão tocando aqui.
Feliz Ano Novo!
Fontes: MAFF e Tokyo Gas







