Otoshidama: a tradição japonesa de presentear as crianças no Ano Novo
Se você tem filhos, sobrinhos ou netos que frequentam a escola japonesa, pode presenteá-los com essa linda tradição do Japão chamada ‘otoshidama’. As crianças vão adorar!

Ilustração de menino feliz (PM)
Mesmo com a popularização do Natal no Japão, a virada de ano preserva um costume milenar que faz brilhar os olhos dos mais jovens: o Otoshidama (お年玉).
Antigamente, o chefe da família distribuía pedaços de mochi (bolinho de arroz) aos familiares para celebrar o novo ciclo. Com o passar do tempo, o alimento deu lugar a moedas e, hoje, a notas de dinheiro entregues em envelopes decorados, os pochibukuro (ポチ袋, tem em loja de ¥100).
Mais do que um simples presente, o gesto simboliza um desejo de prosperidade para o uso pessoal ou poupança dos pequenos.
Artigos relacionados
Planejamento e etiqueta

Envelope chamado ‘pochi’ em japonês (PM)
Se você tem filhos, netos ou sobrinhos em idade escolar, vale a pena se atentar aos detalhes que tornam o gesto elegante. As crianças ficam felizes ao receber o esperado otoshidama.
- O envelope: Pode ser encontrado em papelarias ou lojas de ¥100. Escreva o nome do destinatário na frente e o seu no verso, preferencialmente na vertical.
- Notas novas: É de bom tom ir ao banco trocar cédulas usadas por notas novas e sem dobras.
- A dobra correta: Há envelopes de vários tamanhos, incluindo os que cabem as cédulas inteiras. Se comprar envelopes pequenos, a nota deve ser dobrada em três partes. Coloque a cédula à sua frente (com a face para cima) e dobre da esquerda para a direita.
- Números de sorte: Evite valores que comecem com 4 (como 4 mil) ou 9, pois são considerados números de azar na cultura japonesa.

Exemplo de uma cédula de mil ienes dobrada e como colocá-la no envelope (PM)
Guia de valores médios
Embora o valor do otoshidama dependa do grau de parentesco, a sociedade japonesa costuma seguir as médias abaixo.

Imagem: PM
A modernidade e o otoshidama digital
O costume também se adapta aos novos tempos. Hoje, muitos optam por presentear com cartões-presente (Amazon, iTunes, Quo Card) ou até transferências digitais acompanhadas de uma mensagem carinhosa. O importante, independentemente do formato, é a intenção e o carinho depositados no gesto.
Dica final: Deixe sempre alguns envelopes extras e trocados reservados para o otoshidama. Visitas inesperadas de amigos com crianças são comuns nesta época!
Fontes: Saitama Resona e Tokyo Star Bank







