Para combater furtos, polícia no Japão utiliza adesivos com 'olhares' de policiais em lojas
A Delegacia de Polícia de Fushimi , em Quioto, lançou uma iniciativa inovadora para combater furtos em lojas. A ação consiste em exibir adesivos com fotos dos olhos de policiais nos estabelecimentos comerciais.

Polícia de Quioto usa ‘olhar’ para combater furtos em lojas (imagem ilustrativa/PM)
A Delegacia de Fushimi (Quioto) revelou uma iniciativa única para prevenir furtos em lojas, exibindo adesivos com fotos dos olhos de policiais nos estabelecimentos.
O “olhar de terceiros” pode ser eficaz para dissuadir cleptomaníacos, que derivam prazer do ato de furtar não conseguem controlar seu impulso de pegar coisas.
Acredita-se que, quando essas pessoas estão pensando em furtar, o simples ato de outros cruzarem seus olhares ou um atendente as cumprimentar pode dissuadir um potencial ladrão.
Artigos relacionados
Seleção popular e implementação dos adesivos
Recentemente, a polícia tirou fotos dos olhos de mais de 40 policiais, com o consentimento deles. Em seguida, eles pediram ao público, em um evento local de prevenção ao crime, para escolher aqueles que consideravam “eficazes para a prevenção do crime”.
Cerca de 400 votos foram dados para olhos que pareciam, por exemplo, atenciosos o suficiente para dissuadir as pessoas de furtar ou severos o suficiente para alertar contra a prática de um crime.
As fotos de um policial e de uma policial que receberam a maioria dos votos serão transformadas em adesivos. Eles distribuirão os adesivos em supermercados e farmácias, dentro da jurisdição da delegacia, até o final de dezembro.
Expectativas de eficácia e baixo custo
“Podemos esperar alguns benefícios de prevenção ao crime apenas colocando o adesivo dentro das lojas”, disse um oficial da polícia.
“Como a colocação dos adesivos não impõe um fardo significativo às empresas, esperamos que isso se espalhe amplamente”.
Fonte: ST







