Pesquisa: 34,8% das empresas japonesas permitem que funcionários trabalhem até os 70
Uma pesquisa governamental no Japão revela que 34,8% das empresas permitem que seus funcionários trabalhem até a idade de 70 anos. Este número representa um aumento de 2,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior, mostrando uma tendência crescente.

Pesquisa revela: 34,8% das empresas no Japão empregam até os 70 anos (ilustrativa/PM)
Uma pesquisa governamental revela que 34,8% das empresas japonesas permitem que seus funcionários permaneçam no trabalho até os 70 anos.
Uma lei exige que os empregadores mantenham os trabalhadores que desejam permanecer até a idade de 65 anos. Ela também está incentivando as empresas a garantir oportunidades de trabalho para os funcionários até a idade de 70 anos.
A pesquisa do Ministério do Trabalho consultou cerca de 237.700 empresas com 21 ou mais trabalhadores sobre a situação dos funcionários mais velhos, em junho deste ano.
Artigos relacionados
Expansão dos sistemas de retenção de talentos
Foi constatado que mais de 82.700 empresas, ou 34,8% do total, introduziram sistemas que permitem aos funcionários continuar trabalhando até os 70 anos. Este número representa um aumento de 2,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Entre elas, 28,3% possuíam sistemas para permitir que os trabalhadores permanecessem após suas idades de aposentadoria designadas.
Enquanto 3,9% aboliram completamente as idades de aposentadoria, 2,5% elevaram seus limites de idade de trabalho.
Diferenças por porte e soluções para mão de obra
Por tamanho de força de trabalho, 29,5% das grandes empresas com pelo menos 301 funcionários haviam garantido oportunidades de emprego para idosos, enquanto 35,2% das empresas de médio porte com 21 a 300 trabalhadores haviam feito o mesmo.
O ministério afirma que mais empresas estão trabalhando para permitir que seus funcionários seniores permaneçam no trabalho, à medida que os sistemas estão se tornando amplamente conhecidos.
Ele acrescentou que criará um ambiente que permita às pessoas idosas serem ativas, com a perspectiva de reduzir a escassez de mão de obra.
Fonte: NHK







