Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Pesquisadores japoneses desenvolvem dispositivo para reduzir risco de incêndio de baterias de íon-lítio

| Sociedade

O objetivo é comercializar o ‘extintor portátil’ até abril , combatendo o crescente número de incêndios relacionados a essas baterias.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
bateria fogo 8 dez 2025 destaque

Dispositivo japonês promete fim dos incêndios por baterias (imagem ilustrativa/PM)

Um grupo de pesquisa de uma universidade japonesa desenvolveu um dispositivo portátil para o armazenamento, coleta, transporte e descarte seguros de baterias de íon-lítio, visto que os incêndios relacionados a essas baterias têm aumentado no país.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

A equipe, liderada por Norikazu Ishigaki, professor assistente da Universidade de Nagoia (Aichi), pretende comercializar o “extintor portátil” em formato de caixa até abril, em colaboração com empresas relacionadas.

O dispositivo contém fosfato de amônio, o mesmo produto químico amplamente utilizado em extintores de incêndio convencionais. Se uma bateria de íon-lítio inflamar dentro dele, o fogo é contido no dispositivo, evitando que o calor escape e as chamas se espalhem.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Aumento de riscos e descarte incorreto

O desenvolvimento surge em um momento em que os casos de baterias portáteis (power banks) pegando fogo em locais públicos aumentaram nos últimos anos, levantando preocupações de segurança e pedidos por contramedidas.

As baterias de íon-lítio, tipicamente usadas em power banks móveis e estações de energia portáteis, podem inflamar-se se superaquecerem devido a impactos, exposição à luz solar direta ou calor gerado durante o carregamento.

Embora tais baterias devam ser coletadas de acordo com as regras do governo local, muitas são descartadas incorretamente como lixo, com numerosos casos relatados de baterias pegando fogo em veículos de coleta de lixo ou em locais de descarte.

Eficácia comprovada e importância de segurança

A equipe confirmou a eficácia do dispositivo por meio de experimentos com autoridades de incêndio, governos locais e empresas de transporte, em preparação para sua venda.

Ishigaki, pesquisador em engenharia de design de materiais, afirmou: “É importante estabelecer um método seguro para armazenar e descartar baterias de íon-lítio”, observando que nem todos os consumidores as descartam adequadamente.

Fonte: JT

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo