Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Peste suína africana na Espanha pode ter vazado de laboratório, dizem autoridades

| Notícias do Mundo

Autoridades espanholas investigam a possibilidade de que o surto de Peste Suína Africana (PSA) na Catalunha tenha vazado de uma instalação de pesquisa. Cinco laboratórios próximos estão sob foco como possíveis fontes da doença.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
peste suina 9 dez 2025 destaque

Após 13 casos de Peste Suína Africana em javalis na Catalunha, Espanha apura possível ligação com laboratórios (imagem ilustrativa/PM)

As autoridades espanholas, que investigam o surto de Peste Suína Africana (PSA) na Catalunha, estão analisando a possibilidade de que a doença possa ter vazado de uma instalação de pesquisa e estão focando em cinco laboratórios próximos como possíveis fontes.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Treze casos da febre foram confirmados em javalis selvagens na zona rural de Barcelona (Catalunha) desde o dia 28 de novembro , o que levou a Espanha a se apressar para conter o surto antes que se torne uma séria ameaça à sua indústria de exportação de carne suína, que vale €8,8 bilhões por ano.

As autoridades regionais inicialmente acreditavam que a doença poderia ter começado a circular depois que um javali selvagem comeu alimentos contaminados que haviam sido trazidos de fora da Espanha, talvez na forma de um sanduíche de carne descartado por um transportador.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Mudanças no foco da investigação

Mas o Ministério da Agricultura da Espanha abriu uma nova linha de investigação após concluir que a cepa do vírus encontrada nos javalis mortos na Catalunha não era a mesma da que se relatava estar circulando em outros estados-membros da UE. De acordo com um relatório, a cepa em questão é, em vez disso, similar a uma detectada na Geórgia em 2007.

“A descoberta de um vírus similar ao que circulou na Geórgia não descarta, portanto, a possibilidade de que sua origem esteja em uma instalação de contenção biológica“, disse o ministério em 5 de dezembro.

“A cepa do vírus ‘Geórgia 2007’ é um vírus ‘de referência’ frequentemente usado em infecções experimentais em instalações de contenção para estudar o vírus ou para avaliar a eficácia de vacinas, que estão atualmente em desenvolvimento.

O relatório sugere que o vírus pode não ter se originado em animais ou produtos de origem animal de nenhum dos países onde a infecção está atualmente presente”.

Auditoria de laboratórios e casos confirmados

O presidente regional da Catalunha, Salvador Illa, disse no sábado (6) que havia ordenado ao instituto de pesquisa agroalimentar catalão que realizasse uma auditoria em cinco instalações dentro de 20Km do local do surto que trabalham com o vírus da Peste Suína Africana.

“O governo regional não está descartando nenhuma possibilidade quando se trata da origem do surto de Peste Suína Africana, mas também não está confirmando nenhuma”, disse ele. “Todas as hipóteses permanecem abertas. Antes de tudo, precisamos saber o que aconteceu”.

O Ministério da Agricultura confirmou 13 casos do vírus – todos eles em javalis selvagens mortos encontrados dentro de 6 Km do foco inicial. Informou que os cadáveres de 37 outros animais selvagens encontrados na zona foram analisados, e que todos testaram negativo para a peste suína.

Japão suspende importação de carne suína da Espanha

O ministro da Agricultura do Japão afirmou que o abastecimento doméstico de carne suína pode ser afetado pela suspensão das importações da Espanha.

Ele afirmou que a maior parte do fornecimento era utilizada para bacon, presunto e salsichas e que esses itens processados poderiam ser especialmente atingidos.

Fonte: GRD

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo